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Varejo
Varejo 16 de novembro de 2023

Prejuízo da Americanas foi de R$ 12,9 bilhões em 2022 e patrimônio líquido ficou negativo em R$ 26,7 bilhões

Companhia divulgou as demonstrações financeiras do último ano e anunciou novo plano de negócios até 2025

Nesta segunda-feira (16), a Americanas divulgou ao mercado as demonstrações financeiras de 2022 e seu novo plano estratégico de negócios com previsão de geração de Ebitda de mais de R$ 2,2 bilhões (ou mais de R? 1,5 bilhão depois do pagamento de aluguéis) até 2025. "Após sofrer fraude de resultados praticada pela antiga diretoria, a Americanas tem centrado esforços na continuidade do negócio, que ganhará mais fôlego a partir do aumento de capital de R$ 12 bilhões que será realizado pelos acionistas de referência e capitalização de dívida concursal por parte dos credores também no valor de R$ 12 bilhões, assim como com a aprovação do Plano de Recuperação Judicial pelos credores", comunicou a companhia.

O trabalho de revisão e correção dos registros contábeis anteriores apontou para um patrimônio líquido negativo de R$ 26,7 bilhões e dívida líquida real de R$ 26,3 bilhões em 31 de dezembro de 2022. No ano, a Americanas teve um prejuízo de R$ 12,9 bilhões e Ebitda negativo de R$ 6,2 bilhões.

Nova Americanas 

O plano de negócios da nova Americanas, apresentado pela atual gestão da companhia, está focado no fortalecimento do canal físico, apoiado pela excelência operacional do digital, pelo portfolio de serviços financeiros customizados da Ame e pela diversidade de seu retail media, que rentabiliza seus ativos por meio de advertising.

O plano, que já está em curso, promove maior assertividade nos produtos para revenda, assim como novos modelos de precificação e modulação de sortimento para ampliar as vendas no canal físico e a margem bruta da companhia. Outros pilares importantes são a renovação das lojas físicas, a otimização dos custos de ocupação e revisão de processos para oferecer excelência na jornada dos consumidores.

Além disso, a plataforma digital da Americanas terá também foco no marketplace e no Online to Offline (O2O). A Ame atuará como alavanca para o fortalecimento da marca Americanas, com ampliação de seu programa de loyalty para aumentar o engajamento de clientes, além de estímulo ao cashback e meios de pagamento.

A transformação da Americanas, já iniciada pela nova gestão, também envolve uma reestruturação de forma a ajustar a companhia para este foco de atuação. De acordo com a varejista, foram realizados ajustes e melhorias em áreas como marketing, tecnologia e estrutura logística a partir do novo contexto de atuação da plataforma digital, da renegociação de contratos e mudanças na estrutura organizacional, com melhora da despesa operacional. “Acreditamos que, com este plano, a Americanas estará pronta para renovar seu papel de relevância no varejo brasileiro. Não será fácil, não será simples, mas será feito”, afirma Leonardo Coelho, CEO da Americanas.

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