Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
20 de janeiro de 2026

Grupo Asun adapta lojas à lei dos caixas verdes no Rio Grande do Sul

Rede conclui adequação à legislação que incentiva o uso de sacolas retornáveis

O Grupo Asun concluiu a adaptação das lojas à Lei Estadual nº 16.216/2024, que estabelece a obrigatoriedade de caixas preferenciais para consumidores que utilizam exclusivamente sacolas retornáveis. A norma determina que supermercados e hipermercados com mais de 10 checkouts reservem ao menos 10% de seus caixas para esse perfil de cliente, como forma de incentivar práticas mais sustentáveis no varejo.

Segundo o diretor Financeiro e Administrativo do Grupo Asun, Valdecir Pressi, a adequação à legislação está alinhada à agenda ambiental da companhia. “Os novos caixas já estão devidamente sinalizados em todas as lojas, com o objetivo de estimular o consumidor a adotar hábitos que contribuam para a redução do uso de plásticos descartáveis”, afirma.

De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), os chamados “caixas verdes” não podem coincidir com aqueles já destinados a públicos com prioridade legal, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A entidade esclarece ainda que o benefício é válido apenas para clientes que utilizem sacolas retornáveis em quantidade suficiente para acomodar todos os produtos da compra. Os caixas podem ser convencionais ou de autoatendimento e, na ausência de consumidores enquadrados nos critérios, ficam liberados para uso geral.

Deixe seu comentário