Tecnologia
Tecnologia 8 de janeiro de 2024

Supermercados Mundial aposta em Inteligência Artificial para transformar experiência de compra

Rede usa tecnologia para mapear, conhecer e fidelizar consumidores

No dinâmico cenário do varejo, onde a precificação e fidelização dos clientes representam desafios constantes, a implementação de soluções inovadoras torna-se crucial. Superar a complexidade de gerenciar milhares de produtos, monitorar as estratégias dos concorrentes e entender as decisões de compra dos consumidores se torna imprescindível. Entendendo o cenário, o Supermercados Mundial, aposta na inteligência artificial (IA) para transformar a experiência de compra de seus clientes.

Lançado durante a Black Friday de 2021, o programa Meu Mundial utiliza inteligência artificial para personalizar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente, marcando uma nova era na fidelização do consumidor no varejo. Ana Carolina Diniz, coordenadora de CRM da rede, compartilha sua perspectiva sobre essa revolução no relacionamento com o cliente.

"A filosofia do Mundial é oferecer o menor preço total aos cariocas. Para isso, é importante entender o comportamento de nossa base de clientes, para traçar estratégias que façam sentido para eles e que os tragam de volta para dentro da loja. Assim, conseguimos apresentar ofertas assertivas e que vão de acordo com suas necessidades.", explica a profissional que continua:

“A entrada do Supermercados Mundial na era da inteligência artificial não é apenas uma mudança técnica, mas uma transformação completa na forma como os clientes interagem com o supermercado. Com a implementação da IA nos processos, especialmente por meio do programa "Meu Mundial", conseguimos detectar a personalidade, hábitos e preferências dos nossos clientes. Analisamos o comportamento de cada um e conseguimos proporcionar ofertas que tenham sinergia com o que ele procura”.

Ana Carolina detalha como funciona essa análise. “Por exemplo, se um consumidor todo dia 3 do mês ia ao mercado e comprava sabão em pó e percebemos que já tem dois meses que ele não faz essa compra, conseguimos promover uma oferta especial desse produto para captar novamente esse cliente. Ele recebe mensagens personalizadas, ofertas customizadas e entende que é único para a gente. Hoje temos promoções exclusivas para os clientes e o retorno à loja tem sido mais eficaz”.

Mais de 2 milhões de clientes cadastrados

"O programa foi lançado durante a Black Friday de 2021, e desde então, temos testemunhado um aumento significativo no número de clientes cadastrados. Em apenas três meses de operação, alcançamos a marca de 500 mil cadastrados, demonstrando a rápida adesão e a eficácia do programa em atrair a participação ativa dos nossos clientes. Hoje, temos em nossa base mais de 2 milhões de clientes cadastrados."

Deixe seu comentário