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Tecnologia 30 de janeiro de 2024

Como os supermercados devem se preparar para oferecer a jornada Phygital

Conhecer o consumidor e suas preferências para proporcionar experiências ágeis na loja física e online são exigências do cliente atual

Promover uma experiência cada vez melhor para o cliente é o objetivo principal das empresas que estão atentas ao comportamento do consumidor. Hoje, a jornada do cliente mistura os ambientes físico e digital, formando o conceito Phygital, cuja característica principal é personalizar e simplificar o processo de compra. Nos supermercados, por exemplo, especialistas entendem que o conceito Phygital consegue dar mais flexibilidade e maior personalização ao consumidor, seja em compras online ou em lojas físicas.

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Para Bárbara Kohut, especialista regional de produto Latam da Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem, um dos desafios que as redes supermercadistas podem encontrar para aplicar a jornada Phygital é a incorporação de ferramentas tecnológicas que integrem o físico ao digital. “As experiências de compra em ambos os ambientes precisam ser ágeis e adequadas às necessidades dos consumidores. Os supermercados precisam investir em plataformas que automatizam processos no ambiente digital e que consigam, ao mesmo tempo, coletar informações dos clientes para focar em personalização”, explica.

De acordo com Tania Zahar Miné, professora de pós-graduação da ESPM, o consumidor não diferencia mais se está no ambiente online ou em uma loja enquanto pesquisa, compara, escolhe ou compra produtos e serviços. “Nas compras de supermercados há diversas jornadas que precisam ser mapeadas dependendo do tipo de varejo em consideração. É fundamental conhecer seus clientes a fundo, entender os itens que estão comprando, em que horário do dia, quanto estão gastando, se são clientes frequentes, se estão no e-commerce da rede, num aplicativo de entrega ou em uma loja física”, afirma.

Informações relevantes e exigência do consumidor

A professora da ESPM acredita que entender as principais jornadas de compras é o primeiro passo para o supermercadista conhecer o caminho que o seu consumidor percorre antes, durante e depois da compra. “Criar uma inteligência de dados com informações relevantes é muito útil e traz resultados para a jornada Phygital. Os clientes estão o tempo todo dando dicas por meio de seu comportamento de compra, suas dúvidas e perguntas. Por isso, os serviços de atendimento ao cliente e as redes sociais são fontes importantes”, diz Tania.

Até mesmo as lojas supermercadistas mais tradicionais precisam entender que este movimento é uma exigência do consumidor. Segundo Bárbara, da Infobip, a melhor forma de implementar corretamente o conceito Phygital em supermercados que tenham certa resistência ao digital é com cautela. “Os consumidores esperam por essa modernização. Fazer essa integração aos poucos, entendendo seus consumidores, é um ótimo ponto de partida para implementação. A implementação do Phygital é uma forma de despertar o interesse dos clientes dentro do supermercado”, conta a especialista.

Segundo Tania Zahar, é importante desenvolver uma visão mais centrada no cliente, investir em pesquisas, CRM e inteligência de dados. “O entendimento da jornada pode parecer complexo, mas conhecer o cliente e suas necessidades é uma questão de sobrevivência. É preciso evoluir o modelo de negócio para uma gestão com decisões baseadas em dados”, completa a professora de pós-graduação da ESPM.

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