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Tecnologia 19 de dezembro de 2023

Como a IA pode ajudar empresas do varejo a personalizar a experiência do cliente

Mundial aposta em CRM e especialista destaca importância para relação entre empresas e colaboradores

Personalizar a experiência de compra é um diferencial para o consumidor de hoje e a tecnologia é essencial para moldar a jornada de acordo com o perfil de quem compra. Dentro do universo de tecnologias disponíveis, a Inteligência Artificial (IA) se mostra uma ferramenta cada vez mais estratégica para estreitar a relação entre empresas e clientes. Olhando para o varejo supermercadista, a IA segue como aliada na produção da indústria assim como na operação das redes.

De acordo com Ana Carolina Diniz, coordenadora de CRM do Supermercados Mundial, a empresa percebe o impacto da Inteligência Artificial como um catalisador fundamental para redefinir a experiência de compra. “A IA tem nos auxiliado a conhecer melhor o nosso cliente. Com a implementação nos processos, especialmente por meio do programa ‘Meu Mundial’, conseguimos detectar a personalidade, hábitos e preferências deles”, explica.

A coordenadora de CRM da rede conta que a tecnologia permite analisar o comportamento de cada cliente e oferecer ofertas que tenham sinergia com o que ele procura. “Se um consumidor compra um determinado produto regularmente e percebemos que ele não faz essa compra por algum tempo, conseguimos promover uma oferta especial desse produto para captar novamente esse cliente. Ele recebe mensagens personalizadas, ofertas customizadas e entende que é único para a gente. Hoje temos promoções exclusivas para os clientes e o retorno à loja tem sido mais eficaz”, afirma Ana Carolina Diniz.

Comunicação interna com IA

De acordo com Ana, a rede Supermercados Mundial identifica diversas oportunidades para aprimorar a personalização da oferta de produtos e serviços por meio da IA. “Com a análise contínua do comportamento do cliente, podemos ajustar dinamicamente as ofertas do ‘Meu Mundial’ para refletir suas preferências. Além disso, vemos oportunidades na expansão do programa para incluir promoções sazonais, parcerias estratégicas e benefícios exclusivos, tudo adaptado de acordo com os insights extraídos pela IA”, diz a coordenadora de CRM do Supermercados Mundial.

Para Hugo Godinho, CEO na Dialog, plataforma de comunicação interna, a Inteligência Artificial também pode contribuir com a relação entre empresas e colaboradores. “Quando aplicada de forma estratégica, a IA ajuda os profissionais a otimizar tempo de trabalho, além de personalizar o conteúdo compartilhado com o público interno, algo que ajuda a engajar ainda mais o funcionário”, destaca Godinho.

Segundo o CEO da Dialog, o segredo para melhorar o desempenho da operação das lojas e o atendimento aos clientes está sempre na experiência do colaborador. “Quando o profissional tem uma boa experiência na empresa, essa satisfação se reflete na forma como ele atende os clientes. Por isso, a Inteligência Artificial pode ser utilizada de diferentes maneiras e acredito que comunicação interna seja o primeiro passo dessa jornada”, completa Hugo Godinho.

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