
Por Redação
13 de junho de 2025Parceria Sustentável: Lindoya Verão e Eureciclo vão compensar 100% das embalagens vendidas
A marca busca reforçar seu compromisso com a estruturação da cadeia de reciclagem
A Lindoya Verão, marca de água brasileira, une esforços e estende parceria com a eureciclo, empresa de impacto socioambiental que atua para transformar a cadeia de reciclagem, em prol de uma agenda mais limpa e sustentável. Em 2025, a marca que desde 2017 já compensava o que era exigido pela legislação, ampliou a parceria e para cada embalagem comercializada, outra será enviada para reciclagem. A expectativa é que mais de 2.7 milhões de toneladas de embalagens sejam enviadas para reciclagem neste ano, o que equivale a 180 bicicletas.
E para destacar esse momento importante rumo a transição ecológica consciente, os selos da eureciclo que já estavam presentes nos rótulos das garrafas agora ganham maior visibilidade começando pela Linha Sense: 240 ml, 510ml e 1,5L e Linha Tradicional: 500ml e 1,5L e depois se estendendo para o restante das outras linhas da marca. O selo utilizado nos produtos, sinaliza que para cada produto comercializado em todo o território brasileiro outro equivalente do mesmo peso e material é enviado para a reciclagem, ou seja, as embalagens PET Lindoya Verão, são reaproveitadas.
Dados da iniciativa conjunta que deu início em 2017 revelam em números a importância da gestão correta das embalagens pós-consumo: são mais de 2.7 toneladas de materiais enviados para reciclagem. Desde então, 48 organizações de catadores e operadores de reciclagem foram beneficiadas pelos repasses, que no período atingiram parceiros em 14 estados brasileiros, dentre eles Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo.
A colaboração entre a Lindoya Verão e eureciclo fortalece a cadeia da reciclagem de embalagens de composição PET - Polietileno tereftalato - sendo atualmente o plástico mais reciclado em todo o mundo, e o Brasil possui posição de destaque nesse contexto. Enquanto a média nacional de reciclagem de plástico pós-consumo é de 25,6%, o PET alcança mais que o dobro, 56,4%, segundo o Censo da Reciclagem do PET no Brasil elaborado pela ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do PET).
“A Lindoya Verão coloca a circularidade das embalagens pós-consumo no centro de suas práticas de governança corporativa, buscando que materiais reciclados sejam reinseridos na produção. Com o apoio da eureciclo, conseguimos minimizar os impactos ambientais provenientes do uso do PET e, ao mesmo tempo, comunicamos a importância do reuso e a valorização de cada etapa da cadeia produtiva. Estamos em busca de evoluir continuamente na causa sustentável, desenvolvendo projetos que impactem positivamente a cadeia de negócios em sua totalidade”, destaca a Head de Marketing da Lindoya Verão, Amanda Aguiar
Para Camila Vidal, head de Marketing da eureciclo, “a ampliação da parceria com a Lindoya Verão representa um avanço significativo para a reciclagem no Brasil. A compensação das embalagens não apenas fortalece a cadeia de reciclagem, mas também sensibiliza os consumidores sobre a importância da economia circular. O selo eureciclo é um símbolo de transparência e rastreabilidade, garantindo que para cada embalagem vendida, um volume equivalente de resíduos seja efetivamente reciclado. Além disso, ele contribui para a valorização dos profissionais da reciclagem e para o desenvolvimento do setor. Estamos muito felizes em seguir ao lado da Lindoya Verão nessa jornada de transformação e impacto positivo."