Sustentabilidade
Sustentabilidade 8 de abril de 2024

Danone renova sua jornada sustentável no Brasil e acelera frente de circularidade

Companhia apresenta novas iniciativas desenvolvidas localmente

Para acelerar a transição rumo a uma economia cada vez mais circular e com um sistema de embalagens de baixo carbono, a Danone Brasil, empresa de alimentos e bebidas, reestrutura sua jornada de sustentabilidade e anuncia iniciativas no Brasil para alcançar metas globais, como ter 100% do portfólio reciclável até 2030.

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“Como parte da nossa estratégia global de geração de valor Renew Danone, lançamos nossa Jornada de Impacto em torno de três pilares com maior potencial de impacto nos próximos anos. Eles representam as transformações que queremos ver no mundo para: Promover Saúde, Regenerar a Natureza, e Desenvolver Pessoas & Comunidades. Definir essas prioridades traz ainda mais transparência às nossas metas e gera valor para a Danone e para consumidores”, explica Patricia Levy, diretora de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil. “Tudo isso está fundamentado em nossa essência “Tudo de Bom, Tudo de Bem” e em nosso compromisso como Empresa B”, completa.


No âmbito da economia circular, a Danone Brasil reformulou sua atuação no Brasil para acelerar sua contribuição local com os compromissos e metas globais que guiam sua Jornada de Impacto. “Estamos em uma jornada para que nossas embalagens sejam mais circulares. Hoje, 100% das nossas garrafas de iogurtes já são recuperadas e estamos entregando 80% do nosso portfólio reciclável no Brasil. Queremos oferecer embalagens com cada vez menos plástico, mantendo a qualidade de nossos alimentos e a nossa responsabilidade ambiental”, detalha Scheilla Montanari, gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.


Além de buscar a meta de 100% de embalagens recicláveis até 2030, a companhia também tem o compromisso de reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040 (com redução de 30% até 2030), e liderar o desenvolvimento de sistemas de coleta eficazes para recuperar o máximo de plástico até 2040. Hoje, 100% das garrafas de iogurtes da empresa, produto que representa seu maior volume de produção, já são recuperadas.

“Investir em ações que fomentam a frente de economia circular é ‘Tudo de Bom, Tudo de Bem’, pois propõe uma mudança em toda a maneira de consumir: do design dos produtos até nossa relação com as matérias-primas e resíduos, passando pelo investimento na cadeia de reciclagem, pela capacitação dos catadores e soluções práticas de novas aplicações em material reciclado”, comenta Scheilla.

Para atingir as metas de circularidade localmente, a Danone atua nas frentes de design de embalagens, recuperação de materiais recicláveis e doação de alimentos. “Cada uma dessas frentes conta com iniciativas pioneiras e projetos piloto inovadores cujo objetivo é acelerar a transição da empresa rumo a um sistema de embalagem circular e de baixo carbono, recuperando tanto​ quanto utiliza de materiais, além de reduzir os desperdícios em toda a sua cadeia de valor. Tudo isso mantendo o apoio catadoras e catadores de materiais recicláveis, algo que fazemos há mais de 14 anos”, continua Scheilla.

Um dos principais projetos está sendo desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem de materiais complexos. Para avançar no compromisso de utilizar matérias-primas mais sustentáveis, a Danone está promovendo o desenvolvimento da cadeia do poliestireno (também conhecido como PS), um plástico comumente utilizado hoje em bandejas de iogurtes por todo o mercado. O projeto já foi responsável por recuperar 30 toneladas de PS só em 2023 e se mostrou escalável, impactando mais de 14 cidades em 4 Estados do Brasil.

Ao lado do movimento Pimp My Carroça, a Danone também apoia projetos exclusivos com catadores e catadoras de material reciclável para promover melhores condições de trabalho desse elo fundamental da cadeia. A parceria foi lançada no início de 2024, na promoção “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, e está apoiando projetos que promovem melhores condições de trabalho, com investimentos voltados para infraestrutura, equipamentos e capacitação.


Além disso, a Danone também está investindo no programa Fermenta Impacto+ de inovação aberta voltado para implementação de soluções de startups de impacto positivo. No ano passado, a companhia selecionou, em parceria com o Quintessa – aceleradora de impacto pioneira do país – projetos de startups para desenvolverem iniciativas “Tudo de Bom, Tudo de Bem” para a saúde das pessoas e do planeta, contribuindo com o alcance de metas da Jornada de Impacto. Uma das startups selecionadas foi a Green Mining, especializada em tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção.

Nova embalagem de garrafa de iogurte

Focada nas metas de diminuir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040, com redução de 30% até 2030 e ter 100% das suas embalagens recicláveis nos próximos seis anos, a Danone Brasil está investindo em projetos para todas as suas garrafas de iogurtes, buscando transformar o seu portfólio completo de marcas – que inclui Activia, Corpus, Danone entre outras – para tornar suas embalagens mais sustentáveis. E para celebrar esse movimento e as novas iniciativas, lança a edição limitada da garrafa de iogurte Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem.


Fruto de um processo de co-construção com catadores em workshops e visitas a cooperativas, a Danone intensificou suas pesquisas para a retirada do pigmento branco dos garrafões, a fim de aumentar a reciclabilidade e o valor de reciclagem do material, gerando assim mais renda a catadoras e catadores. A inovação nasceu de um projeto piloto do Danone Circula no Brasil e mostra como o design de embalagens pode estar à serviço da sustentabilidade na indústria de alimentos. Desta forma, a Danone apresenta ao mercado sua garrafa “Tudo de Bom, Tudo de Bem”.

Primeiro garrafão em PET transparente da Danone, possui a menor quantidade de plástico dessa categoria no mercado, além de um iogurte produzido com leite de baixo carbono. O produto também traz na embalagem as iniciativas “Tudo de Bom, Tudo de Bem” e as ações de circularidade da companhia.

“O uso do PET transparente na embalagem de um dos produtos que representa o maior volume de produção da Danone Brasil, reafirma nosso compromisso com nossa Jornada de Impacto. A ausência de pigmento branco não é uma questão estética, mas uma estratégia para aumentar a reciclabilidade do material, reforçando o apoio social da empresa a catadores de material reciclável. Para chegar a essa embalagem, investimos em pesquisas para garantirmos que as propriedades nutricionais e sensoriais do produto fossem totalmente preservadas”, explica Patrícia Levy.


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