
Por Redação
16 de outubro de 2025Colgate-Palmolive Brasil torna 100% dos tubos de pasta de dente recicláveis
A novidade inclui todas as marcas e subcategorias da marca, incluindo Colgate, Sorriso e elmex
A Colgate-Palmolive anuncia que todo o seu portfólio de pasta de dentes no Brasil agora é produzido em tubos recicláveis. Esse marco reforça o compromisso da empresa com sustentabilidade e inovação.
LEIA TAMBÉM
SV TÁ ON: os desafios da liderança no varejo supermercadista
Consumo de destilados recua 11% com alerta de casos de contaminação por metanol
Essa conquista representa a totalidade da produção brasileira da companhia, incluindo as marcas e submarcas de Colgate, Sorriso e elmex. Esse é também um passo importante em direção às metas de sustentabilidade globais da companhia, que preveem que todas as suas embalagens de todas as categorias serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
Em 2013, a Colgate-Palmolive assumiu um grande desafio de inovação: criar um tubo de creme dental reciclável a partir de polietileno de alta densidade (PEAD) rígido, que pudesse ser reciclado junto com garrafas plásticas. Naquela época, a maioria dos tubos de creme dental era feita de folhas de plásticos diferentes, muitas vezes dispostas em camadas ao redor de uma fina folha de alumínio. Esses tubos não podiam ser reciclados por meio de métodos convencionais. Para mudar isso, a companhia investiu em anos de pesquisa e desenvolvimento até chegar ao tubo atual, que pode ser reciclado junto a garrafas plásticas. Em 2019, à época do lançamento da tecnologia, a empresa decidiu compartilhar seu conhecimento sobre o assunto com outras companhias, incluindo concorrentes, para impulsionar uma mudança mais ampla.
"E agora, ter 100% dos nossos tubos recicláveis no Brasil é mais um passo gigantesco. Confiar na tecnologia e na inovação para gerar mais sorrisos é uma prova do nosso trabalho diário e do impacto dos nossos produtos essenciais de saúde e higiene. Estamos orgulhosos de alcançar este marco e reconhecemos que ainda há trabalho a ser feito. Continuaremos a engajar nossos públicos – dos consumidores aos clientes e recicladores – para garantir que todos saibam que as bisnagas agora são recicláveis, ao mesmo tempo em que apoiamos a evolução da cadeia de reciclagem nacional", afirma Adriana Leite, presidente da Colgate-Palmolive Brasil.