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Sustentabilidade
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Por Redação
10 de junho de 2025

Ativismo e sustentabilidade: de que maneira o consumidor leva a sério esses critérios na hora da compra?

Vem crescendo a preocupação dos brasileiros em relação aos produtos consumidos

O interesse dos brasileiros pela sustentabilidade está em alta: quase 90% da população afirma adotar pelo menos cinco práticas sustentáveis no dia a dia, como evitar o desperdício de água e energia, por exemplo. A tendência também impacta os hábitos de consumo, com a maioria dos consumidores priorizando produtos saudáveis, sustentáveis — mesmo que mais caros — e de marcas ambientalmente responsáveis. ”A preocupação dos brasileiros vem aumentando ano a ano. Cresce o interesse dos consumidores por produtos mais sustentáveis, mesmo que sejam mais caros”, afirma Ulysses Reis, professor de MBAs da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

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Um último estudo realizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), feito em parceria com a Shopper Experience, apontou que 95% dos brasileiros perceberam alterações na oferta de produtos devido a fatores climáticos. No último ano, cerca de 70% dos consumidores mudaram seus hábitos e quase 60% dos entrevistados afirmam que passaram a consumir produtos mais saudáveis e pouco mais de 30% buscaram opções mais sustentáveis e fáceis de preparar.

No geral, indústrias e supermercados que trabalham atentas a estas pautas sustentáveis se tornam mais fortes junto ao seu cliente. Outro dado do estudo realizado pela APAS aponta ainda que 46% de quem compra considera o compromisso ambiental das marcas e dos varejistas um fator decisivo na escolha dos produtos. Esse último dado coloca o Brasil como o segundo país em engajamento de consumidores.

Porém, o grande desafio das empresas neste campo é “provar” ou demonstrar aos seus consumidores que realmente adotam ações neste sustentáveis. “É necessário que isso seja feito através de fatos e dados. O consumidor engajado pesquisa mais, e considera essa falta de transparência uma condição fundamental para se afastar da marca, que passa a ser evitada, um fator que deve ser levado muito em conta pelas companhias”, ressalta Reis

Realmente existe um público que realmente deixa de consumir marcas que não tenham um compromisso comprovado no aspecto social e ambiental, mas ele ainda é “nichado”. “Acredito que as novas gerações já venham com essa premissa e vão deixar de consumir produtos que não sejam sustentáveis”, alerta Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede Dalben Supermercados, rede que realiza diversas campanhas pautadas pela redução de resíduos sólidos por meio de reciclagem de embalagens em parceria parceiros da indústria.

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