Sustentabilidade
Sustentabilidade 3 de outubro de 2022

Aplicativo conecta produtos perto do vencimento a consumidores que buscam preços mais atraentes

De acordo com CEO da b4waste, plataforma promete redução de até 50% em quebras nas gôndolas dos supermercados

Um dos gargalos mais relevantes para os supermercados é a perda de produtos por causa do vencimento, especialmente a categoria FLV (frutas, legumes e verduras). Considerando a pesquisa Closing the Food Waste Gap, feita pelo Boston Group Consulting, até o ano de 2030, o nosso planeta terá desperdiçado mais de dois bilhões de toneladas de alimentos, metade disso somente com frutas e legumes.

Ao mesmo tempo, cada vez mais consumidores buscam alternativas para encontrar preços mais atrativos nos supermercados. Pensando nisso, a foodtech b4waste desenvolveu um aplicativo para conectar as empresas varejistas que oferecem alimentos e produtos com validade ao consumidor final. Assim, os usuários conseguem comprar itens com descontos e até mesmo pela metade do preço. A plataforma atua em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e já conta com mais de 100 supermercados cadastrados.

O app permite que o consumidor retire os produtos no ponto de venda ou receba em casa e, segundo Luciano Kleiman, CEO da b4waste, a solução permite reduzir rapidamente as quebras nas gôndolas, principalmente por conta do vencimento e da maturação dos alimentos. ?Criamos um modelo sem qualquer custo ou risco para a rede parceira. Nós geramos caixa adicional a partir do que seria descartado, ajudando a reduzir o desperdício. Ajudamos quem vende, quem compra e o nosso planeta?, afirma.

Garantia na redução de quebra

De acordo com o executivo, o processo de implementação é rápido e gratuito, basta criar uma loja no aplicativo, de forma customizada, com autonomia para que o varejista escolha os produtos e as opções de logística. ?A principal vantagem para os supermercados é reduzir as quebras em 50% em três meses, sem qualquer custo ou risco, gerando uma contribuição verdadeira para o varejo e para o ambiente?, diz Kleiman.

O CEO da b4waste acredita que um dos desafios da empresa é encontrar redes varejistas dispostas a inovar, a combater o desperdício e a ajudar o planeta. ?Em 2023, chegaremos a todas as capitais do Brasil como solução contra o desperdício no varejo?, projeta Luciano Kleiman.

Comentários(2)
Valeria Nascimento da Silva
22 de fevereiro de 2024 às 22:06

quero compra produtos frios perto de vencer

Responder
Cláudia Veríssimo
17 de fevereiro de 2024 às 03:13

Desejo comprar produtos mais baratos

Responder
Deixe seu comentário