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Mercado 27 de outubro de 2023

Onda de calor aumenta as vendas de produtos refrescantes em até 89%

A participação da ‘cesta de verão’ chegou a registrar alta de 3,8 p.p em setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior

A Scanntech, empresa de inteligência de dados, aponta que os itens de cuidados pessoais, bebidas e refrescos obtiveram uma maior procura por parte dos consumidores em setembro deste ano em comparação a 2022. Itens como repelente, bronzeadores, isotônico, sorvete, açaí, geladinho e água de coco foram alguns deles que chegaram a registrar um aumento de vendas de até 89%, na 3ª semana de setembro, quando foram registradas as mais altas temperaturas do mês. 

A chamada 'cesta de verão' chegou a aumentar a participação nas vendas do varejo alimentar em 3,8 p.p em relação a setembro de 2022. Seguindo uma análise entre anos, desde o início do mês passado, o varejo alimentar já apresentava aumentos semanais, porém mais tímidos, girando em torno de 0,8 p.p.e 1,6 p.p, na primeira e segunda semana de setembro, respectivamente.

Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, o impacto pode ser notado dentro de categorias em que o consumidor comumente busca, mas com mudanças no tipo do produto. "Quando a temperatura sobe, os produtos mais buscados deixam de ser itens como café, vinho ou chá e passam a ser outros ligados ao frescor e cuidados pessoais. Um dado interessante é que a cesta de inverno obteve, na terceira semana de setembro, uma retração de 0,3 p.p comparando com 2022."

"Estudamos o consumo e o fato é que ele é reativo. Sempre que há grandes variações de temperatura, tanto para cima como para baixo, as vendas de diferentes produtos podem ser vistas no 'boca do caixa', explica Priscila. O consumidor também é movido pela sazonalidade de produtos, e a temperatura e datas comemorativas, como fim de ano e festa junina, impactam o varejo."

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