Indústria
Indústria 10 de abril de 2023

Conheça as estratégias da Heineken para se destacar na categoria de cerveja sem álcool

Espaço destinado a esse tipo de produto ainda está em desenvolvimento nos supermercados, mas bem posicionado em relação ao consumidor

Em 2022 os brasileiros aumentaram o consumo de cerveja em relação ao ano anterior e, de acordo com uma pesquisa feita pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), nos últimos três anos, o crescimento foi de 22%. Entre os destaques, a categoria de cervejas sem álcool teve aumento de 37% nas vendas entre 2021 e 2022. O levantamento considera três aspectos como fundamentais para o crescimento da categoria: a volta dos eventos presenciais; a busca do consumidor por produtos mais saudáveis e o lançamento de cervejas sem álcool por marcas reconhecidas e consolidadas no mercado nacional. 

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A Heineken é uma das que entrou recentemente neste mercado e, segundo William Mazzucatto, gerente de trade marketing da marca no Brasil, a categoria zero álcool entra no portfólio como forma de aumentar a penetração da Heineken em ocasiões de consumo variadas. ?Desta forma, conseguimos agregar valor para a marca Heineken atendendo quem busca uma opção de cerveja sem álcool para inserir na rotina?, diz.

No Brasil, o principal desafio que a marca encontra nos supermercados é o fato de ainda ser uma categoria em desenvolvimento, que está se estabelecendo, mas que já tem uma resposta positiva. ?Existe uma grande procura de consumidores que buscam uma cerveja sem álcool, sem abrir mão de sabor?, analisa o gerente de trade marketing da Heineken no Brasil.

Sampling como alavanca no PDV

De olho no aumento crescente na demanda por essa categoria, as marcas devem se preparar para impactar o consumidor dentro das lojas, no ponto de venda, onde a decisão de compra é tomada. Segundo Mazzucatto, a Heineken planeja usar o sampling como principal alavanca por se tratar de uma categoria ainda em desenvolvimento. ?Os consumidores de cerveja sem álcool precisam conhecer o sabor e comprovar que têm a mesma qualidade já conhecida da marca Heineken regular?, explica.

Para o executivo da Heineken no Brasil, a marca ainda conta com exposição adicional dos itens sem álcool para que o consumidor conheça o produto e o associe a outras ocasiões de consumo. ?A Heineken 0.0 é a versão zero álcool da cerveja premium mais vendida do Brasil e permite que o nosso consumidor desfrute antes de dirigir, após atividades físicas, durante o expediente, brindando e socializando. A aceitação no Brasil é incrível e hoje é o principal mercado para a Heineken 0.0?, completa William Mazzucatto.

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