
Por Redação
16 de julho de 2025Camil Alimentos registrou queda de 16% no lucro líquido no 1T25
A companhia apresentou R$ 2,7 bilhões na receita líquida
A Camil Alimentos anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2025, com destaque para o lucro líquido de R$ 66 milhões no período, recuo de 16% ante o primeiro trimestre contábil de 2024. Houve uma recuperação em relação ao trimestre entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, quando a companhia enfrentou um prejuízo de quase R$ 25 milhões.
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No 1T25, a Camil registrou receita líquida de R$ 2,7 bilhões, com EBITDA de R$ 233 milhões e margem de 8,7%, uma margem estável em bases anuais. Mesmo diante de um ambiente desafiador, com pressão nos preços na categoria de alto giro no Brasil, a companhia manteve sua rentabilidade, apoiada por uma sólida performance nas operações internacionais.
A receita bruta atingiu R$ 3,1 bilhões no trimestre, principalmente em função da redução de volumes e de preços na categoria de alto giro e pela queda de volumes da categoria de alto valor. A redução foi parcialmente compensada por aumento do preço líquido da categoria de alto valor; aumento do volume do segmento internacional, que foi positivamente impactado pelo crescimento das exportações do Uruguai e pelo aumento dos volumes do Equador; e efeito cambial positivo.
Na categoria de alto giro no Brasil (grãos e açúcar), o trimestre foi marcado pela redução dos preços de mercado do arroz. Diante desse movimento, houve uma redução de volumes na comparação do mesmo período do ano anterior. Ainda assim, observamos um crescimento sequencial de volumes, reflexo da sazonalidade do período. Em açúcar, há um cenário competitivo no mercado interno, em volume e rentabilidade.
Nas categorias de alto valor, a companhia registrou um recuo de volumes principalmente em massas e café. Mesmo assim, o aumento de custos e consequente repasse de preços, principalmente em café, compensou a queda, elevando a receita líquida da categoria no período. Em massas, a linha Camil continua ganhando tração na região metropolitana de São Paulo e avança para se fortalecer em outras regiões com a marca Santa Amália. Em biscoitos, a companhia segue focada na revitalização da marca Mabel.
Massa, café e biscoitos são categorias de alto valor que operam ainda a cerca de metade da capacidade instalada, trazendo oportunidades importantes de expansão de volumes e, consequentemente, de eficiência com diluição de custos e de melhoria de rentabilidade
No mercado internacional, a Camil manteve uma performance positiva, com crescimento de receita e manutenção de rentabilidade na comparação anual. Continuando no processo de entrada no Paraguai, após as aquisições da Rice Paraguay S.A. e da Villa Oliva Rice S.A., alinhadas à estratégia da companhia e pendente da conclusão da operação.