Indústria
Indústria 14 de fevereiro de 2024

BBB 24 amplia alcance das marcas patrocinadoras e indústria percebe mais vantagens

Sazón renova patrocínio em programa de TV e especialista comenta riscos passíveis de um reality show

Desde o dia 8 de janeiro deste ano os brasileiros acompanham o reality show mais famoso do país, o Big Brother Brasil, e a cada edição do programa percebe-se que a indústria investe cada vez mais em ações e ativações de suas marcas dentro e fora da casa mais vigiada do Brasil. Na edição de 2024, o reality show atingiu novo recorde com um total de 20 marcas patrocinadoras, além daquelas que patrocinam as provas e, também, outros programas relacionados.

LEIA TAMBÉM

A Ajinomoto, por exemplo, renovou o patrocínio do quadro "Café Com Eliminado", dentro do programa de Ana Maria Braga, com ações pontuais para a marca Sazón em quadros de humor previstos para o mês de fevereiro. Para Francieli Moraes, gerente da marca Sazón, a parceria tem trazido resultados significativos para a marca. “Ano passado conseguimos falar com uma grande audiência, nos aproximarmos do público jovem que acompanha o reality e reforçamos mensagens importantes da marca. Além disso, aumentamos a presença da marca nos lares brasileiros e aumentamos também o consumo por lar”, diz a executiva.

Outro fator que contribuiu para a renovação do patrocínio ao quadro do programa é porque a comunicação digital relacionada ao BBB tem um maior engajamento se comparado ao engajamento regular. “Com materiais exclusivos que remetem ao BBB, conseguimos conquistar mais espaço e pontos extras nas lojas, aumentando a presença e a visibilidade da marca Sazón. Na TV estamos presentes semanalmente durante todo o período do reality, com games, ações de merchandising e receitas. No digital, fazemos o desdobramento dessa comunicação”, conta a executiva.

Além das vendas e de olho nos riscos

De acordo com Mariana Munis, professora de marketing e comportamento do consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o principal retorno que as marcas da indústria têm sobre o investimento nestes programas vai além das vendas. “Existe a questão do brand awareness, ou seja, criação de conhecimento de marca. Além do mais, a empresa consegue gerar assunto nas mídias sociais, fazendo a marca ficar por mais tempo em contato com as pessoas e se aproximar do público-alvo”, acredita.

Para a professora da Universidade Mackenzie é importante minimizar os riscos que os reality shows podem trazer para as marcas patrocinadoras. “Isso pode acontecer quando as redes sociais não comentam sobre a marca ou patrocinador, quando a prova ou festa do patrocinador é feita sem muito esmero. Além disso, os participantes podem relacionar a marca a alguma polêmica na casa ou criticarem a qualidade do produto ao vivo”, completa Mariana Munis.

Deixe seu comentário