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Especial 28 de março de 2024

Um mundo de possibilidades

Para aumentar as vendas de snacks e salgadinhos, vale explorar bem o pdv e ofertar produtos com ingredientes em alta

Categoria que faz sucesso entre todas as faixas etárias, os snacks e salgadinhos tem lugar garantido na hora de um lanche rápido. A indústria tem apostado em inovações para atrair ainda mais o shopper para o consumo destes produtos. Além dos tradicionais formatos, ganham espaço hoje snacks à base de plantas, com opções veganas e vegetarianas preparadas com base em grãos, legumes e proteínas vegetais. Os salgadinhos com baixo teor de gordura e sódio, como resposta por nichos de produtos mais saudáveis, também tem se destacado nas gôndolas, assim como os funcionais, que oferecem propriedades benéficas para a saúde, e os gourmet, com ingredientes premium para ocasiões especiais.

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O varejista que deseja ter sucesso neste segmento, deve atentar-se a algumas estratégias para ampliar os ganhos, especialmente por ser uma categoria de grande concorrência. Monitorar as tendências é uma delas, assim é possível oferecer o que há de mais novo no mercado e que seja adaptado ao desejo do shopper. Inclusive, segmentar a loja para atender a cada público é uma ferramenta que mostra bons resultados na hora de aumentar as vendas.

Muitas redes também têm apostado em marcas próprias, com preços mais competitivos para fidelizar os clientes e ampliar a margem de lucro. A localização também é um fator importante. Aproveitar as áreas de alto tráfego, como corredores, pontas de gôndola e nas proximidades com o caixa busca aquele consumidor que compra por impulso ou por indulgência.

Pedro Rodrigues, diretor comercial da Milho de Ouro, explica que o gerenciamento de categoria é um tema muito estratégico pois entendem que o varejista é o primeiro cliente da marca. Ele explica que a Milho reconhece o Brasil como um país em que o consumo per capta de snacks é abaixo dos demais países da América Latina e acredita que isto se deve ao fato de termos uma restrição financeira na maioria dos lares brasileiros. "A gente se propõe a ser a empresa que une o desejo e o bolso dos brasileiros, de forma a permitir que mais pessoas possam consumir salgadinhos de qualidade, em maior quantidade e/ou frequência. Tal fato, se bem explorado no pdv, pode alavancar, e muito, a venda desta categoria para o varejista. E é nesta visão que seguimos trabalhando", acredita.

Rodrigues ainda destaca que o departamento de desenvolvimento de produtos e inovação está sempre atento aos novos comportamentos de consumo. "Acreditamos que, quanto mais próximos estivermos do consumidor, mais assertivos seremos em representar os seus gostos em nossas linhas", finaliza.

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