Especial
Especial 22 de março de 2023

Evento Pós-EuroShop 2023 leva insights para supermercadistas

POPAI Brasil reuniu executivos do setor para comentarem os principais pontos abordados durante a feira

O POPAI Brasil e a RETAIL Experience realizaram, nessa terça-feira (21), o Pós-EuroShop 2023. Considerada a maior feira para a indústria do varejo, a EuroShop acontece a cada três anos e em 2023 foi em Düsseldorf, na Alemanha. O evento do POPAI Brasil aconteceu em São Paulo (SP), no Espaço APAS, POPAI Brasil e RETAIL Experience reuniram executivos do setor para comentarem os principais pontos abordados durante a feira.

Silvio Laban, professor de marketing da Insper, inicia a palestra ?3 anos que mudaram o mundo e suas implicações? sintetizando os aprendizados e insights da viagem com a ideia "sem fronteira", ou seja, o varejo reconhecendo que o físico e o digital estão 100% integrados. O professor ressalta também sobre duas empresas varejistas que visitou na Europa, a Rewe e a Edeka, ambas com um modelo de operação societário, os operadores são independentes de empresas familiares com número relativamente pequeno de lojas que operam embaixo de uma mesma bandeira, mas com grande grau de autonomia.  

A Rewe é uma loja construída por processos sustentáveis. Em seu subsolo há um tanque de criação de peixes e no teto plantações de manjericão. São vendidos cerca de 14 mil potes do produto cultivado por semana para todas as lojas da rede. É uma loja que traz ideia de localidade e de proximidade, trazendo uma série de fornecedores que operam no entorno da loja. Além disso, existem várias outras características, com um design diferenciado de estacionamento para diminuir risco de acidentes entre veículos e pedestres. 

Já a Edeka, rede conhecida na região alemã pela venda de seus produtos frescos, possui uma conexão muito forte com a comunidade. A loja está construída em uma antiga área de mineração, o design interior reforça a história da região com elementos que remetem a operação das próprias minas para criar uma conexão local. De acordo com Laban, o diferencial da rede está na valorização do cliente, "é uma loja interessante, que tem muito serviço e atendimento além de sua exposição e apresentação". A nova unidade da bandeira, localizada no que era antes uma loja de departamento, possui cerca de 85 mil itens à disposição e 240 funcionários. É a única unidade do supermercado que possui um restaurante com estrela Michelin.  

Durante o painel "As Mudanças na Perspectiva do Varejista", mediado por Laban, Mayra Lopes, membro do conselho de acionistas do Lopes Supermercados comentou sobre o que mais a chamou a atenção na feira da Alemanhã. ?Eu vi a tecnologia atuando a favor da gente em vários setores, não sei se aqui é aplicável ainda. Vi robôs levantando produtos e andando por gôndolas, além disso, a tecnologia via a parte de ruptura das gôndolas, corrigia preços errados e imprimia na mesma hora a etiqueta correta. Vi caminhos high tecs, câmeras apontadas para os carrinhos que computavam as compras. Isso pode facilitar o dia a dia, acho que a tecnologia agrega, mas não sei se nós, brasileiros, estamos familiarizados com os robôs, acho que tem uma evolução, mas ainda tem uma questão de aprendizado?.

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