Especial
Especial 2 de março de 2023

EuroShop apresenta as tendências mais relevantes para os varejistas em 2023

Controle de custos, descontos dinâmicos e o poder da marca própria estão entre os aspectos mais importantes para este ano

A EuroShop, tradicional feira de bens de consumo para o setor de varejo que acontece a cada três anos em Düsseldorf, na Alemanha, mostra algumas tendências para o setor varejista em 2023. De acordo com o relatório anual, The Road Ahead, feito pela a ESM (European Supermarket Magazine). Os dados mostram a previsão para os próximos 12 meses em relação ao mercado varejista e as empresas de bens de consumo da Europa. Entre as principais tendências exploradas pelos analistas, destaque para:

  • Controle de custos
  • Espere o inesperado
  • Descontos dinâmicos
  • Sentimento do consumidor
  • Poder da marca própria

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Tendências para 2023

O controle de custos é uma tendência porque as empresas européias souberam lidar com os desafios impostos nos últimos anos e isso deve se manter nos próximos meses. ?Espere o inesperado? representa o que o setor de supermercados enfrentou com a pandemia, a inflação, a incerteza do Brexit, os problemas da cadeia de suprimentos e a guerra na Ucrânia. O relatório mostra que tudo isso ajudou a criar um ambiente comercial imprevisível e o conceito é parte do trabalho diário de varejistas e empresas de bens de consumo.

Segundo o relatório da ESM, os preços no setor de supermercados provavelmente permanecerão altos no curto prazo e isso pode fortalecer a oferta de descontos dinâmicos. Para Roberto Pozzi, vice-presidente sênior da Moody's Investors Service, o supermercado com desconto continuará sendo o formato de crescimento mais rápido nos próximos anos, principalmente no Reino Unido.

Outro aspecto que precisa estar no radar das empresas de varejo, segundo o relatório, é o sentimento do consumidor diante de uma provável redução no seu poder de compra em 2023. Os motivos são o menor crescimento do PIB, a inflação e outras questões financeiras que podem impactar a demanda por bens de consumo.

O poder de uma marca própria também está em alta e a prova disso está nos números do relatório de marca própria de 2023, feito pela PLMA ano passado, onde mostra crescimento dobrado em vendas de produtos de marcas próprias nos EUA em relação às marcas nacionais. Essa tendência também foi registrada na Europa, principalmente na Itália, Irlanda, Alemanha e no Reino Unido.

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