Economia
Economia 25 de julho de 2023

Cesta de mercearia básica tem redução de preços pelo segundo mês consecutivo, aponta estudo

Em maio a queda nos preços foi de 1,2% e em junho atingiu a marca de 7,1%

Em junho, a cesta de mercearia básica apresentou redução de preços pelo segundo mês consecutivo, aponta estudo mensal Radar Scanntech. Com a desaceleração de preços, houve crescimento na venda de unidades em junho, freando a retração no acumulado do ano. Apesar do aumento das vendas unitárias, o resultado em termos de faturamento é de desaceleração, puxada sobretudo pelo maior controle dos preços.

LEIA TAMBÉM
RJ, MG e ES apresentam melhora nas vendas unitárias em supermercados e atacarejos
Os fatores que afetaram o bolso dos consumidores em 2022

O destaque vai para a cesta de mercearia básica, que pelo segundo mês consecutivo apresenta redução de preços. Em maio, a queda tinha sido de 1,2% e em junho foi bem mais expressiva: 7,1%.

Os itens de mercearia básica que mais tiveram queda no faturamento foram o óleo (-40%), o leite (-11,2%) e o café moído (12%). Já o arroz (13,3%), as massas alimentícias (9,5%) e a farinha de mandioca (30,8%) foram os que apresentaram maior incremento de faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

A cesta de bebidas, também se destacou positivamente, com crescimento na venda de unidades, pelo segundo mês consecutivo, com maior aumento nos supermercados (3,9%). O suco pronto, os refrigerantes e cervejas puxaram a alta, enquanto bebidas alcoólicas como o Gin, Whisky e Vodka sofreram retração de unidades vendidas e registraram retração no faturamento em relação a junho de 2022.

Analisando o desempenho de vendas por região, o Sul do país é a que apresenta a maior recuperação, com um total de crescimento de 8,3%, bem acima da média nacional, que é de 5,6%.

?O preço dos alimentos tem sido fundamental para a queda geral da inflação. Desde o início do ano, temos observado uma desaceleração de preços da mercearia básica que se acentuou no mês de junho?, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Deixe seu comentário