Economia
Economia 30 de novembro de 2023

Cesta básica no e-commerce recua 5,64% em outubro

Levantamento da Precifica foi realizado a partir do monitoramento de preços de cinco plataformas supermercadistas de São Paulo

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o valor da cesta básica na região metropolitana de São Paulo caiu 5,64% em outubro, passando de R$ R$ 662,05 para R$ 624,68. Conforme os últimos índices, a inflação segue em recuo – é a quarta diminuição consecutiva do ano. 

Em retrospecto, no mês de julho, houve a primeira baixa de 1,98%; em agosto, a diminuição foi de 6,98%; e em setembro, de 3,18%. 

O índice da Precifica, baseado no e-commerce da Grande São Paulo, difere do índice oficial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15, prévia da inflação, teve aumento de 0,21% em outubro, na média do país. Considerando apenas o grupo “Alimentação e bebidas”, o IBGE também apurou a quarta queda consecutiva no ano, com 0,31% no período, na medição nacional. O estudo feito pela Precifica envolve 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas de e-commerce de empresas supermercadistas que atuam na Região Metropolitana de São Paulo. A pesquisa abrange os mesmos itens adotados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). 

Com baixa de 12,8%, a banana é o alimento com maior queda no grupo de itens pesquisados no mês de outubro. É a segunda vez seguida que a fruta está com o preço mais baixo do que os outros alimentos; em setembro, a diminuição foi 13,3%. Manteiga, leite, café, carne, feijão carioca, batata, arroz e óleo também apresentaram queda de 7,0%, 6,1%, 5,9%, 5,4%, 4,3%, 3,0%, 4,0%, 1,7%, respectivamente. 

Com alta de 3,9% e 2,3%, o sal e açúcar são os grandes vilões de outubro, período que registrou pouco aumento de preços nos alimentos. A farinha de trigo, por sua vez, não apresentou variação. 

“Mesmo com as diferenças entre a nossa pesquisa e a do IPCA-15, é importante ressaltar que existe um ponto de convergência, que é o preço dos alimentos, e os dois levantamentos apresentaram redução dentro desse recorte. Os índices seguem favoráveis para o consumidor e refletem a melhoria da economia. Além disso, é interessante observar que os valores se comportam de formas diferentes em cada região do país. Para os varejistas, isso mostra o quanto é importante a adoção de soluções de pricing, principalmente baseadas em inteligência artificial. Essas ferramentas auxiliam as lojas virtuais a oferecerem produtos com preços adequados para cada lugar do país, acompanhando a evolução”, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica. 

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