Consumo
Consumo 10 de março de 2022

Dia do Consumidor: 5 formas de gerar experiências e engajar o cliente

Confira quais os aspectos mais importantes para se manter um relacionamento duradouro com os seus clientes

Hoje, a experiência personalizada da jornada de compras se faz cada vez mais presente para garantir valores aos clientes. Tudo isso mostra que há uma oportunidade para as marcas criarem relacionamento duradouro com seus consumidores.

O Dia do Consumidor é 15 de março e, para construir um relacionamento e beneficiá-los cada vez mais, a Valuenet, agência de Marketing especialista em soluções de fidelização e engajamento, separou cinco principais aspectos para se ter em mente durante o período:

1) Entrega

Como esse é um momento de geração de sentimentos, pode ser sempre um diferencial. O frete grátis pode definir a compra, e sua rapidez pode garantir o retorno do cliente. Além disso, o comércio híbrido (com retirada na loja) pode ser uma opção para engajar os clientes.

2) Design responsivo

Muitas vezes as buscas são feitas via smartphones, mas as compras são realizadas via desktop, ou seja, os usuários precisam de sites com um design que se adapte dependendo da plataforma. Boa visualização dos produtos e fácil entendimento de dimensões e características são um bom investimento. A usabilidade dos aplicativos e sua segurança são cruciais para a user experience (UX). Comodidade e transparência fidelizam e diminuem devoluções.

3) Geração de dados

Descontos e cashback são alavancas instantâneas, mas podem ser atrelados a qualquer estratégia de fidelização e até a simples respostas a pesquisas, preferências, interações em redes sociais ou assinatura de newsletters, o que gera dados que podem ser utilizados para o próximo aspecto.

4) Personalização

A oferta de promoções relevantes para cada perfil. Segmentações apenas por gênero e idade podem não ser suficientes. Se sua empresa não possui mais dados, repense suas ações de relacionamento, pois elas também são ativos para identificação de novos padrões de consumo e expectativas e, assim, desenvolvimento de novos produtos e serviços.

5) Omnichannel

A integração de canais é essencial. Encontrar o cliente, interagir com ele e manter uma relação que vá além do transacional é fundamental.

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