
Por Redação
13 de maio de 2025Palestra 'Gestão para o Futuro' traz discussões fundamentais sobre a importância da cultura, e valores nas empresas familiares
Relações familiares e transição de gerações é tema de painel nesta edição da APAS Show
No auditório “Gestão para o Futuro”, José Koch, cofundador e CEO do Grupo Koch, trouxe discussões fundamentais sobre a importância da cultura, e valores nas empresas familiares durante sua palestra sobre a realização da transição entre gerações. “A sucessão empresarial é um desafio para empresas familiares, mas com um planejamento estruturado, aliado a uma governança bem definida, pode garantir ser fluida e bem-sucedida entre as gerações”, explica. Além disso, destacou a importância de equilibrar tradição e inovação. “Enquanto a geração anterior traz experiência e valores consolidados, os novos líderes chegam com uma visão moderna e adaptada às mudanças do mercado.”
LEIA TAMBÉM
Luciano Huck fala sobre Liderança como forma de engajar e mobilizar pessoas na abertura do Congresso APAS SHOW
Práticas Sustentáveis na Operação de loja são desafios dos supermercadistas
Equilibrando Relações Familiares e o Negócio
Conselheiro do grupo Super Nosso (MG), da rede Pinheiro de Supermercados (CE), da UAU Ingleza (MG), do grupo DHS (SP), do Grupo Naval (Angola) e presidente do Conselho Consultivo do Mestrado Profissional da FGV/EAESP (MPGC), Sandro Benelli falou sobre como empresas familiares são muito presentes no setor supermercadista, mas que essa união entre laços pessoais e envolvimento nos negócios exige cuidados. Como equilibrar papeis e relacionamentos, sem prejudicar o negócio e/ou os vínculos familiares ainda é um desafio, mas com uma boa governança é plenamente possível.
Planejamento Patrimonial em Empresas Familiares
Líderes e especialistas do setor compartilharam visões e estratégias sobre métodos para proteger o patrimônio e caminhos para fortalecer a governança e a longevidade do negócio. O crescimento sustentável de um negócio familiar depende de uma boa organização dos bens e responsabilidades.
O advogado Leonardo Tonelo, que atua em Direito Societário, Planejamento Sucessório e Governança Corporativa e Familiar afirmou que este continua sendo um assunto extremamente atual e fundamental para garantir a perenidade das empresas. “Ainda mais, em especial, no setor de varejo supermercadista, que possui mais de 90% de empresas de controle familiar”, pontuou.