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Varejo 29 de outubro de 2021

Varejo de moda registra recuo de 7% na inadimplência

O índice que mede os níveis de cerca de 200 redes varejistas do país, registrou esse recuo e mostra as projeções para os próximos meses

O Índice Meu Crediário, pesquisa mensal realizada pela Meu Crediário, que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país, registrou um recuo de 7,66% nas parcelas do crediário atrasadas entre 61 e 90 dias, no final do mês de setembro. Em agosto esse indicador foi de 8,52%. Na comparação com setembro de 2020 o aumento foi de aumento de 16,24%.

A análise sugere que apesar do consumidor estar voltando às compras nas lojas de forma mais consciente, essa tendência de queda na inadimplência deve desacelerar nos próximos meses. ?O cliente do crediário, cujo perfil é de menor renda, está sofrendo um forte impacto por conta da inflação nos alimentos e outros itens essenciais. Algumas redes varejistas, se analisadas individualmente, já sinalizam uma tendência de alta, mas no conjunto das lojas o índice ainda está em queda. Por essas razões, acreditamos em um cenário de estabilidade nos próximos meses, com a possibilidade de um pequeno avanço do índice?, explica Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.

Dentro do setor, o crediário apresentou, em média, 40% do faturamento dos lojistas, conforme o levantamento. Portanto, apesar do cenário econômico conturbado, Schneider acredita que o panorama atual ainda traz boas oportunidades para as redes varejistas. ?A procura dos consumidores por opções de compras parceladas deve aumentar daqui para frente. As lojas que tiverem a opção de crediário para o seu cliente terão um acréscimo de vendas. Inclusive, esse é um movimento que já começa a acontecer no setor com foco nas vendas de fim de ano?, destaca.

Em relação à queda da inadimplência registrada até setembro, Schneider explica que ela pode ser um reflexo da implementação do crediário digital em diversas lojas do país. ?No Meu Crediário, por exemplo, passamos a disponibilizar um app para digitalizar ainda mais a modalidade e melhorar a experiência do cliente, uma vez que ele tem a opção de realizar o pagamento das parcelas via boleto bancário ou Pix. A integração dos dois ambientes (físico e digital) facilita bastante o recebimento das parcelas?, conclui.

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