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Varejo 13 de abril de 2023

Supermercados se adaptam aos consumidores 60+ de olho no aumento da população no Brasil

Tecnologia usada em lojas autônomas é a principal barreira a ser quebrada para os consumidores mais maduros

O consumidor brasileiro está envelhecendo e de acordo com dados do IBGE o número de pessoas com mais de 60 anos no país é superior ao de crianças com idade até nove anos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram também que em 2021, período de pandemia, cerca de 10 milhões de consumidores com mais de 60 anos de idade fizeram sua primeira compra online. Outro estudo, feito pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) junto com a AGP Pesquisas, com 500 pessoas, mostrou que 86% dos consumidores 60+ são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência. 

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Além disso, o consumo de itens básicos deste perfil de consumidor no Brasil é feito semanalmente em redes de hipermercados ou supermercados, onde 80% se dizem satisfeitos com a experiência no ponto de venda. Neste cenário, os novos formatos de supermercados, especialmente os modelos 100% automatizados e sem funcionários, podem se tornar um desafio para os consumidores 60+.

De acordo com Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos para condomínios e empresas, o público 60+ pode se sentir inseguro no primeiro momento, principalmente pela falta de familiaridade com o app. ?No entanto, quando essa barreira é quebrada - o que acontece de maneira rápida após algumas compras - o público adere bem à solução, pela comodidade e praticidade?, destaca.

Romper barreiras e desafio tecnológico

Para o executivo, mesmo com o baixo índice de clientes com mais de 60 anos em suas lojas, cerca de 4% dos usuários do market4u, a empresa sabe que cada vez mais esses consumidores se tornarão clientes. ?É importante entender quais são as dificuldades e romper as barreiras, para atendermos todas as idades da melhor maneira. Batizamos nossas lojas de pontos de experiência, ou PDX, pois acreditamos que são uma ferramenta essencial para conexão e fidelização do cliente?, afirma Córdova.

Para levar a melhor experiência aos clientes mais maduros, a empresa aposta na organização dos produtos e comunicação clara, auxiliando e sanando qualquer possível dúvida sobre utilização do aplicativo e pagamento. ?Nas inaugurações dos PDXs market4u, contamos com a presença de promotores que auxiliam os usuários no download e nas primeiras compras. Entre os desafios que supermercadistas encontram para atender o consumidor 60+, o principal é a questão tecnológica. Muitas pessoas ainda são apegadas aos meios tradicionais, como uso de cédulas e cartão por inserção?, completa Eduardo Córdova, CEO do market4u.

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