Varejo
Varejo 9 de novembro de 2023

Grupo Mateus registra lucro de R$ 313,6 milhões no 3º trimestre

O formato Cash & Carry foi responsável por 54% da receita da companhia

O Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 313,6 milhões no terceiro trimestre de 2023, um crescimento de 7,8% comparado ao mesmo período do ano anterior. O balanço da companhia, divulgado após o fechamento do mercado dessa quarta-feira (08), destaca um recorde de receita bruta, totalizando R$ 7,8 bilhões, com crescimento de 17,2%.

LEIA TAMBÉM

De acordo com Jesuino Martins, CEO do Grupo Mateus, no terceiro trimestre, as operações do grupo mantiveram o desempenho positivo, mesmo com o efeito da deflação mais forte no negócio. "Encerramos o terceiro trimestre com um crescimento de mesmas lojas de 4,3%. Já a margem bruta teve uma melhora sequencial de 20 bps, resultado de um esforço para aliar crescimento e rentabilidade".

A receita bruta do segmento de Varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, foi de R$ 2,0 bilhões no 3T23, 11,9% a mais que o registrado no mesmo período no ano anterior. As bandeiras Hiper/Super e Camiño apresentaram um crescimento de 13,5% e 8,9%, respectivamente. O segmento representou 26% da receita bruta total do Grupo.

O Atacarejo registrou uma receita bruta de R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 21,0% frente o 3T22. O segmento foi responsável por 54% da receita da companhia no período. O desempenho do segmento é resultado, principalmente, da forte expansão do formato, a qual, nos últimos 12 meses, somou 16 lojas inauguradas. A performance de mesmas lojas foi levemente positiva, em 0,4%.

O Atacado manteve o bom ritmo de vendas, e registrou uma receita bruta de R$ 1,2 bilhão, um crescimento de 15,6%, representando 16% da receita da companhia. Nos primeiros 9 meses do ano, a receita do atacado totalizou R$ 3,5 bilhões¸ 16,9% a mais em relação aos 9M22.

As despesas operacionais totalizaram R$ 1,0 bilhão no 3T23, o que representou um crescimento de 20,6% em relação ao 3T22. No trimestre, as despesas operacionais representaram 15,1% da receita líquida, um aumento de 40 bps em relação ao mesmo período no ano passado.

Expansão do Grupo Mateus

Durante o 3T23, o Grupo Mateus deu continuidade ao seu plano de expansão e inaugurou sete lojas. O Grupo chegou à região metropolitana de João Pessoa (PB), com a abertura de um Supermercado na capital e dois Atacarejos nas cidades de Bayeux e Cabedelo. No Ceará, a companhia inaugurou três atacarejos durante o período, em cidades importantes do interior do estado (Canindé, Juazeiro do Norte e Aracati). Por sua vez, em São Luís (MA), foi inaugurada uma loja de Eletro.

"Em relação ao nosso plano de expansão, demos um passo importante com a chegada em João Pessoa, no mês de julho. Também fortalecemos nossa presença no Ceará, com três novos atacarejos, e no Maranhão, com uma nova operação de supermercado. Para o quarto trimestre, temos um plano de expansão bem estruturado. Já em outubro, abrimos nossas primeiras lojas em Recife e Olinda, marcando a presença do Grupo em sete das nove capitais do Nordeste”, explica Jesuino Martins.

Deixe seu comentário