Varejo
Varejo 7 de março de 2024

Grupo Mateus lucra R$ 332 milhões no 4T23

Segmento de atacarejo impulsiona resultado da companhia

O Grupo Mateus, um dos maiores varejistas do setor alimentício do Brasil, divulgou, no fim da tarde dessa quarta-feira (6), o fechamento de seu quarto trimestre de 2023 (4T23). Durante o período, o Grupo alcançou um marco significativo ao registrar um recorde de receita bruta, atingindo a marca de R$ 8,5 bilhões.

LEIA TAMBÉM

“Durante o 4T23, o Grupo registrou mais um trimestre com recorde de receita bruta, que totalizou R$ 8,5 bilhões e observamos uma melhora sequencial na performance de mesmas lojas, que saiu de 4,3% no 3T23 para 8,8% no quarto trimestre”, destaca Jesuino Martins, CEO do Grupo Mateus, em comunicado ao mercado.

Com relação aos números, no quarto trimestre de 2023, o lucro líquido, excluindo efeitos não recorrentes, registrou um crescimento de 61,1%, atingindo a marca de R$ 332,0 milhões, com uma margem EBITDA de 7,5% e um ciclo de caixa de 77 dias. Com receita líquida de R$ 7,5 bilhões e um crescimento de 24,4%, o Grupo manteve uma margem bruta de 21,8% neste período.

O lucro bruto do trimestre alcançou R$ 1,6 bilhão, representando um avanço de 27,8%, enquanto as despesas operacionais totalizaram R$ 1,1 bilhão, equivalente a 15,1% da receita líquida do período. O indicador Dívida Líquida/EBITDA foi de 0,3x ao final de 2023, demonstrando solidez financeira, com um saldo de caixa de R$ 1,3 bilhão.

Expansão

A companhia teve no 4T23 um período marcante para sua expansão, com a abertura de doze novas lojas, sendo 11 atacarejos e 1 varejo. Com foco em Pernambuco, foram inauguradas seis lojas de atacarejo, sendo três em Recife, duas em Olinda e uma em Paulista. Além disso, houve expansão em Maceió, com a abertura de dois atacarejos, e inaugurações em Patos (PB), Nossa Senhora da Glória (SE) e São Luís (MA).

“A expansão demonstra que o Grupo ainda tem oportunidades importantes de crescimento, mesmo nas regiões onde a nossa presença já está consolidada. Para 2024, temos inaugurações planejadas para a Regional Nordeste e Maranhão. A companhia manterá o foco no crescimento aliado à rentabilidade, além das melhorias no capital de giro”, declara Jesuino Martins.

Resultados do Grupo Mateus no segmento de Varejo

A receita bruta do segmento de Varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, totalizou R$ 2,1 bilhões no 4T23, um aumento de 11,3% quando comparado ao 4T22.

As lojas de Hiper/Super registraram um crescimento de 11,8%, enquanto as lojas de Camiño observaram um aumento de 10,3% O segmento representou 24,6% da receita bruta total do período. De acordo com a companhia, a inauguração de três lojas de supermercado ao longo do ano, sendo uma no 4T, contribuiu para a boa performance do segmento.

O Camiño também manteve seu desempenho positivo, mesmo sem a abertura de novas unidades durante 2023, com uma performance de mesmas lojas de 10,3% no 4T23. As lojas de Super/Hiper também tiveram um desempenho positivo durante o trimestre. A receita bruta do segmento somou R$ 7,8 bilhões em 2023, com um crescimento de 14,2% e uma performance de mesmas lojas de +8,0%.

Desempenho do Atacarejo no Grupo

A receita bruta do atacarejo totalizou R$ 4,8 bilhões no 4T23, um crescimento de 32,6% versus o 4T22. O segmento representou 56,2% da receita bruta do Grupo no trimestre. A forte expansão do formato, com 22 lojas inauguradas durante o ano, das quais 11 foram abertas no 4T, foi o principal fator para o crescimento do formato. O desempenho em mesmas lojas também contribuiu, com um avanço de 5,7% no trimestre. Em 2023, a receita bruta do atacarejo totalizou R$ 16,4 bilhões, 30,7% a mais que em 2022, com um SSS de 5,8%.

Segmento de Atacado

O segmento de registrou um crescimento de 29,8% na sua receita bruta, que totalizou R$ 1,4 bilhão no 4T23 e representou 15,2% da receita total da companhia. Em 2023, a receita bruta foi de R$ 4,9 bilhões, um aumento de 20,4% ante 2022.

Deixe seu comentário