Varejo
Varejo 31 de outubro de 2023

GPA atinge margem EBITDA de 7% no 3T23

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações totalizou R$ 333 milhões

O GPA, grupo varejista detentor das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, divulgou os resultados de terceiro trimestre de 2023. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 333 milhões com margem de 7,0%, apresentando evolução de 0,7 p.p. comparado ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o 3T22, a margem foi 1,2 p.p. maior. 

Receita bruta das operações do Grupo atingiu R$ 5,1 bilhões, apresentando crescimento de 10% comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado se deu principalmente pelo crescimento de 11,6% da bandeira Pão de Açúcar e do segmento de proximidade, na bandeira Minuto Pão de Açúcar, com 21,7%.

"Os resultados que apresentamos nesse terceiro trimestre demonstram a continuidade da evolução positiva dos nossos negócios, de maneira sequencial e consistente. Um ano e meio após o início do processo de turnaround, registramos forte crescimento das vendas mesmas lojas, com destaque para o Pão de Açúcar e Proximidade, com ganhos contínuos de market share em todos os formatos e forte aceleração do e-commerce ? com 15% de crescimento da receita e aumento da margem de contribuição em relação a 2022", declara o CEO do GPA, Marcelo Pimentel.

Na bandeira Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas cresceram 7,2%. De acordo com a companhia, esse crescimento foi impulsionado pelo volume, já que houve forte deflação em alguns itens alimentares (carne, leite, óleo, feijão, entre outros). Assim como no 2T23, a categoria de perecíveis foi o grande destaque, impulsionado por FLV (frutas, verduras e legumes) e açougue. É atribuído este resultado, pelo Grupo, às medidas implementadas pelo projeto refresh, que promoveu uma melhora do sortimento mantendo a competitividade.

Na bandeira Extra Mercado, o aumento de vendas mesmas lojas foi de 2,5%, em linha com os últimos trimestres. O
destaque foi o crescimento do volume de perecíveis, que mitigou o forte impacto da deflação de itens básicos.

Expansão

O foco atual do projeto de expansão do GPA é o formato de proximidade, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. Está bandeira já possui formato maduro e com maior potencial de capilaridade, prevendo o adensamento e verticalização da cidade e região metropolitana de São Paulo.

No terceiro trimestre deste ano foram inauguradas 20 lojas, sendo: 18 no formato proximidade, 17 da bandeira Minuto Pão de Açúcar e uma da bandeira Mini Extra; e duas da bandeira Pão de Açúcar, uma localizada na cidade de Atibaia (SP), primeira loja na região, e outra na cidade de Sorocaba (SP).

Para o próximo trimestre, a companhia projeta abrir mais uma loja Pão de Açúcar, na cidade de Itu (SP).

Deixe seu comentário