
Por Redação
21 de abril de 2022Consumo Local: a tendência que mudará o mercado nos próximos anos
Além do comércio de vizinhança, grandes redes podem apostar em fornecedores da região
A pandemia fez o conceito de comunidade ficar cada vez mais presente na vida do brasileiro. Com o isolamento social, marcas locais ganharam força ? seja por proximidade ou para ajudar o empreendedor da região que precisava de uma força. O cenário dos negócios em geral nunca foi tão imprevisível quanto agora. Oscilações na economia, recuo dos investidores e muitos outros fatores desafiam o crescimento, mas, quando o assunto é varejo, especialistas indicam uma direção quase certeira: o consumo local.
Além do comércio de vizinhança estar em crescimento, como foi bastante falado na NRF 2022, o que as grandes redes fazem para valorizar o pequeno empresário impactará cada vez mais o consumo. Um exemplo vem da Ikea e H&M, ambas marcas suecas. Elas uniram esforços para criar uma ?fábrica de ideias?, de forma a possibilitar que designers e pequenos empresários possam ver as suas criações nas prateleiras do Atelier 100, em Londres ? o local que dá corpo à parceria dos dois retalhistas.
Os interessados em participar no projeto, em jeito de concurso, devem viver em um raio de até 100 km do estúdio e enviar as suas candidaturas. Quem for escolhido poderá colocar as suas peças à venda no Atelier 100 e receberá até 10 mi libras para ajudar a alavancar o negócio e contará, ainda, com mentoria de especialistas da IKEA e da H&M.
Em um comunicado, Camilla Henriksson, global Brand Innovation manager da H&M, informou que ao invés do varejo seguir por caminhos conhecidos, é possível explorar novas formas de encontrar criativos, novos materiais e pequenos produtores existentes dessa forma, ampliando possibilidades para as redes.
Notícias Relacionadas

Superdia inaugura unidade de R$ 40 milhões em Foz do Iguaçu (PR)
Leia mais
Rede TOP investe R$ 12,5 milhões em novo supermercado em Barra Velha...
Leia mais
Panetone de marca própria: varejistas investem em inovação para 2024
Leia mais
Pet Friendly: Prezunic inaugura supermercado que permite a entrada de animais de...
Leia mais
Social commerce na Black Friday: veja como tornar a estratégia positiva para...
Leia mais
Grupo Pereira prevê investimento de R$ 700 milhões em inaugurações e modernização...
Leia mais
Savegnago Supermercados reinaugura loja no interior de São Paulo
Leia mais
Natural da Terra investe em degustação de ovos antes de incluir marca...
Leia mais
Licores ganham protagonismo em drinques e simpatia das novas gerações
Leia mais