Varejo
Varejo 9 de novembro de 2021

Brasileiros são os menos engajados com o meio ambiente

Antônio Sá, da Amicci, analisa os principais hábitos de compra que serão tendência entre os consumidores após esse período de retomada

A teceira edição do estudo da Kantar, Who Cares, Who Does? ? que relaciona as atitudes sustentáveis dos consumidores aos comportamentos de compra ? mostra que na América Latina o número de EcoDismissers (que têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais do planeta e não estão fazendo nada para mudar esta postura) caiu de 65% em 2019 para 47% em 2021. Já os EcoActives (que trabalham constantemente para diminuir os níveis de resíduos plásticos e para proteger o meio ambiente), que eram de 11% em 2019 passaram para 16% este ano, e os EcoConsiders (que tomam algumas medidas para reduzir seu impacto ambiental) foram de 24% para 37%. Globalmente, se viu a mesma tendência.

No entanto, no Brasil houve um movimento inverso do qual os EcoDismissers, que representavam 68% em 2019 agora são 71%, enquanto os EcoActives brasileiros são de apenas 8%, ou seja, o país registrou a menor taxa entre os países pesquisados, apesar de ter aumentado 2% em dois anos. Na outra ponta, o Chile é o país com consumidores mais conscientes quanto à sustentabilidade, tendo 31% de EcoActives, grupo que deve se tornar a metade da população até 2029 e que se destaca justamente pela importância de questões ligadas ao meio ambiente e o consumo consciente para as marcas.

Ao analisar os hábitos de compra desses consumidores, o levantamento mostra que a maioria (63%) diz tentar comprar os produtos com embalagem eco-friendly, mas apenas 25% evitam a embalagem de plástico, apesar dela ser considerada a mais danosa ao meio ambiente, por 55% das pessoas.No quesito educação sobre reciclagem também foi possível notar um grande desafio em todos os países da amostra. Os consumidores latinos ainda têm dúvidas sobre o que pode ser reciclado, como reciclar e onde obter informação. E no Brasil, 36% não têm certeza dos produtos que podem ser reciclados, enquanto 46% não sabem onde ou como descartar invólucros biodegradáveis.

No geral, os consumidores revelaram que apesar dessas dificuldades há uma grande influência das ações das empresas em suas escolhas: 64% disseram ter parado de comprar produtos e/ou serviços devido ao seu impacto negativo ao ambiente, e 68% migraram para outros de impacto positivo. As marcas de bens de consumo massivo que têm boa relação com EcoActives são as que progrediram mais rápido nos últimos anos. E no Brasil, de junho de 2020 a junho de 2021, o crescimento delas foi de 51%.

O consumidor ainda faz pouco pelo meio ambiente, apesar de ter consciência do impacto de suas ações. 38% dos entrevistados gostariam de fazer mais pelo planeta, mas não agem para isso.
?É necessário desmistificar o consumidor EcoActive. Ele não é mais nicho, consome como qualquer outro e é o que mais gasta com bens de consumo massivo. Se pensarmos que os EcoActives devem chegar a quase metade da população em 2029, é urgente que as marcas considerem cada vez mais esse público e atuem de maneira efetiva e com propósito legítimo para fidelizá-lo.", afirma Kesley Gomes, diretora Latam de LinkQ da divisão Worldpanel da Kantar.

O estudo trouxe as 10 marcas mais lembradas pelos latinos pela sua responsabilidade ambiental. Entre elas aparecem três brasileiras: Natura, O Boticário e Ypê. A lista completa, em ordem, é: Coca-Cola, Natura, Nestlé, Omo, Ypê, Colgate, Bimbo, Avon, Gloria e O Boticário.
A edição América Latina do estudo Who Cares, Who Does? entrevistou 18.300 pessoas do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru e México.

Créditos da imagem: iStock

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