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Tecnologia 26 de dezembro de 2022

Varejo registra 28 milhões de transações realizadas por biometria facial

Método promete maior agilidade nos processos e redução do tempo de espera em filas

Um dos grandes desafios do varejo físico diante do crescimento das vendas online é melhorar a experiência do consumidor, principalmente em relação à agilidade e facilidade para pagamentos, aprovações de crédito e emissões de cartões. Nesse cenário, a tecnologia se tornou essencial para a transformação do segmento.

As soluções de identidade digital com autenticação por biometria facial vêm ganhando destaque no setor ao proporcionar uma experiência mais fluida, além de segurança com a proteção e controle de dados. Neste ano, cerca de 28 milhões de transações foram realizadas utilizando o reconhecimento facial biométrico para validação de identidade. 

?A identidade digital permitiu aos varejistas maior agilidade nos processos de cadastro para seus clientes, emissão de cartões com mais rapidez e segurança, redução do tempo de espera em filas, aprovação de crediários, validação mais fluída na retirada de produtos adquiridos no ambiente online e, inclusive, permite que os clientes realizem pagamentos com a face pelo aplicativo ou em totens de autoatendimento?, explica Marcelo Zanelatto, sócio e diretor da Unico, startup focada em soluções de identidade digital.

Realidade também no varejo supermercadista

No Brasil, a primeira transação via reconhecimento facial foi feita em 2021 e em agosto desse ano, a rede mineira de supermercados D?Ville, com quatro unidades na região de Uberlândia (MG), passou a ser a primeira rede de supermercados do Brasil a fazer uso da biometria facial para pagamentos em todos os pontos de venda. Cerca de R$ 50 mil foram investidos nessa tecnologia da Payface, startup de reconhecimento facial para pagamentos, pela rede supermercadista.

?O D?Ville tem como princípio trazer soluções inovadoras que viabilizem uma experiência diferenciada para nossos clientes. Com o pagamento por reconhecimento facial, acredito que o processo ficará mais confiável, dificultando fraudes e proporcionando rapidez para o consumidor?, comenta Leandro Borges Carrijo, CEO da rede D?Ville Supermercados.

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