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Tecnologia 7 de julho de 2023

Como tornar o checkout mais rápido para melhorar a experiência do cliente

Soluções agilizam todo o processo de atendimento no PDV e executivo destaca redução de tempo para 20 segundos

Tornar a experiência de quem vai ao supermercado algo positivo é um dos maiores desafios para as empresas supermercadistas. Uma pesquisa feita pela Dunnhumby, mostra que os supermercados lideram o ranking de formatos de lojas mais visitados pelos mais de 10 mil consumidores entrevistados em 2022. Os dados coletados pela Dunnhumby ainda destacam os pilares que baseiam a escolha do consumidor sobre onde comprar e a ?experiência de loja? aparece na terceira posição, atrás de ?preço e promoção? e ?variedade e qualidade?.

Entre os aspectos que definem a experiência do consumidor nos supermercados está a velocidade e a facilidade do checkout e nem todas as redes conseguem atender esta demanda. Porém, existem ferramentas que podem ajudar as lojas a fortalecer sua operação nos caixas para que o cliente não fique preso nas filas, por exemplo. A Sesami desenvolveu o Fiscal Remoto, solução para monitoramento do PDV, com foco em redução de custos e riscos; maior produtividade; e melhor atendimento ao cliente.

De acordo com Hailton Santos, diretor comercial da Sesami, o projeto piloto da ferramenta foi implementado em uma rede varejista durante três meses e os resultados imediatos do Fiscal Remoto facilitaram a adoção da solução em outras lojas. ?Por questões de confidencialidade, não podemos divulgar o nome da rede. A implementação do Fiscal Remoto independe do tamanho da loja. Todo cliente gosta de ser bem atendido e isso implica em redução de filas, rapidez no atendimento ou cancelamento de um item. Já temos indicadores de que o tempo médio de atendimento ao cliente caiu de mais de dois minutos para 40 segundos?, diz.

Centralização e ponto sensível no PDV

Segundo Vanessa Urbieta, gerente de negócios e especialista em prevenção de perdas da Inwave, empresa criadora da ferramenta EASiCash, existem diversas redes do varejo que estão em fase de implantação da solução e outras que já utilizam a ferramenta que oferece integração com o sistema de caixa com operações sincronizadas com imagens e áudio. ?Nossa solução 100% web permite o acesso em qualquer local, sendo um diferencial para a centralização do monitoramento das operações de frente de caixa e supervisão remota centralizada. Tudo em tempo real ou com os eventos gravados, independentemente do modelo de loja supermercadista. A diferença está na quantidade de hardwares e subscrição de software?, explica a especialista em prevenção de perdas da Inwave.

A executiva da Inwave conta que a ferramenta ajuda a melhorar a experiência do cliente no supermercado, mas, principalmente, no checkout. ?Quando falamos de checkout, citamos um ponto sensível para qualquer supermercadista, que são os problemas com filas e demora nos atendimentos. Com a supervisão remota, temos uma redução de tempo muito relevante nas validações das operações. Sem o EASiCash, a validação presencial destes eventos pelo supervisor pode levar alguns minutos?, compara Vanessa Urbieta.

Apoio e perspectiva

Para Hailton Santos, diretor comercial da Sesami, ampliar o alcance da ferramenta no setor varejista é uma questão de tempo até que as redes conheçam os benefícios da ferramenta e implementem nas lojas. ?Vamos continuar apoiando os varejistas em melhorar a performance de suas lojas, maximizando seus lucros e diminuindo suas perdas?, ressalta. ?Temos uma grande perspectiva comercial para este ano, com projetos nas principais redes supermercadistas nacionais?, completa  Vanessa Urbieta, gerente de negócios e especialista em prevenção de perdas da Inwave.

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