Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Saudabilidade
...
Por Redação
14 de abril de 2025

Educação do consumidor: como conscientizar clientes sobre a importância da redução do uso de plástico

Veja como as empresas do varejo aplicam soluções para engajar o consumidor com a causa, desde o uso de sacola retornável até o incentivo financeiro ao consumo a granel

A cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo plástico é despejado nos oceanos. Se continuarmos neste ritmo e nada for feito, em 2060, teremos 100 milhões de toneladas de resíduos plásticos mal geridos no planeta. Em um cenário desafiador, os supermercados assumem seu papel na linha de frente, como distribuidores de embalagens plásticas que são, mas com o desafio de educar e conscientizar o seu consumidor.

LEIA TAMBÉM

E o tamanho do obstáculo é proporcional aos números alarmantes apresentados pelo Credit Suisse, que revelam que 40% dos resíduos plásticos globais vêm de embalagens e apenas 15% são reciclados, mais de 20% são descartados de forma inadequada, poluindo rios, mares e solos. Para Emma Crystal, executiva de sustentabilidade do banco, o plástico não é o vilão, o problema está no descarte.

No Brasil, onde o movimento Julho Sem Plástico ganha força, supermercados já testam estratégias para reduzir a dependência do material. A chave, segundo especialistas, está em educar sem impor, mostrando que sustentabilidade pode ser prática e econômica.

De olho nessa realidade, reunimos algumas estratégias que os supermercados podem adotar nos pontos de vendas que podem contribuir com a educação do consumidor sobre a importância da redução do uso de plástico.

  1. Troca de Sacolas por Ecobags
  2. Seções a Granel com Descontos Progressivos
  3. Embalagens Alternativas (e Parcerias com Marcas)
  4. Pontos de Coleta e Reciclagem com Recompensa
  5. Campanhas Educativas no Checkout

1. Troca de sacolas por ecobags

Banir as sacolas plásticas de uma hora para a outra não parece ser a melhor estratégia, então, a sugestão é incentivar o consumidor a não optar pelas sacolas plásticas. Uma das formas de as empresas do varejo supermercadista diminuírem o uso de plástico é oferecer pontos ou descontos para os clientes que recusam a sacola plástica.

2. Seções a granel com descontos progressivos

A segunda estratégia que ajuda a educar o consumidor sobre a importância de diminuir o consumo de plástico é ampliar espaços a granel nas lojas. Desta forma, os clientes podem trazer potes de casa para encher como alternativa às sacolas. Em algumas lojas, inclusive, o consumidor recebe um estímulo financeiro ganhando um desconto por optar pelo não uso de plástico.

3. Embalagens alternativas e parcerias com marcas

Grandes redes do varejo pressionam fornecedores a adotarem bioplásticos ou papel reciclado nas embalagens compostáveis de produtos de hortifrúti.

4. Pontos de coleta e reciclagem com recompensa

Já existem supermercados que oferecem estações de coleta de plástico flexível, como as embalagens de salgadinhos, que viram matéria-prima para móveis e até asfalto. Em troca, o cliente acumula pontos em programas de fidelidade.

5. Campanhas educativas no checkout

A comunicação direta no caixa pode ser feita com placas e materiais visuais que trazem dados sobre poluição ou dicas de reutilização. De acordo com o estudo da Plastic Free Foundation, 87% das pessoas mudam hábitos após serem expostas a informações claras.

Supermercado como agente de mudança

Pesquisas da 123Ecos indicam que 68% dos consumidores estão dispostos a reduzir o uso de plástico, mas destacam também a falta de opções. De acordo com o último relatório do Credit Suisse, sem políticas eficientes a poluição plástica pode triplicar até 2060 e, para o varejo, a meta principal é reduzir o uso de plástico de forma geral e adaptar ou melhorar os processos que envolvem a reciclagem desse material.

Reduzir o plástico não é só uma obrigação ambiental, mas também uma oportunidade que os supermercados têm de fidelizar clientes. Segundo o Plastic Free July, ou Julho Sem Plástico, uma iniciativa da Plastic Free Foundation que incentiva ações para diminuir o consumo de plásticos, existem pequenas ações que podem ser passadas aos consumidores. Abolir canudos ou usar ecobags no lugar das sacolas plásticas, por exemplo, podem se tornar hábitos permanentes.

Prova de que as propostas promovidas no projeto são o início de uma conscientização maior, está nos resultados atingidos pela Plastic Free Foundation, onde os participantes reduzem o lixo doméstico em 21 kg por ano e, anualmente, contribuem para uma economia total de 940 milhões de kg de resíduos plásticos.

Para participar do Julho Sem Plástico, o primeiro passo é informar-se sobre como reduzir o uso de plástico e, para isso, basta seguir algumas das dicas abaixo:

  • Tenha uma garrafa de água reutilizável sempre à mão
  • Evite embalagens plásticas desnecessárias
  • Pare de usar sacolas plásticas e canudos plásticos
  • Troque as buchas de plásticos por buchas vegetais
  • Prefira escova de dente de bambu e outros materiais ecológicos
  • Opte pelas marcas que não usam plástico

Deixe seu comentário