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PubliEditorial 29 de fevereiro de 2024

Brasil avança em Varejo 4.0 apoiado por tecnologias integradas

Soluções como etiquetas eletrônicas, dispositivos móveis, softwares de gestão de PDV e redes Wi-Fi inteligentes também otimizam as operações dos varejistas, proporcionando maior eficiência, produtividade e faturamento

Cada vez mais varejistas brasileiros têm investido em uma gama de ferramentas ligadas ao ‘Varejo 4.0’ – uma tendência mundial que mescla tecnologia e inovação para conectar as lojas físicas às compras online, numa visão omnichannel que melhora a experiência de compra do consumidor. Mas ao operarem de forma integrada com outros softwares e equipamentos, soluções como etiquetas eletrônicas, dispositivos móveis, softwares de gestão de PDV e redes Wi-Fi inteligentes também otimizam as operações dos varejistas, proporcionando maior eficiência, produtividade e faturamento.

A integração dessas soluções tecnológicas, todas elas presentes no portfólio da Seal Sistemas (uma das principais integradoras de tecnologias avançadas para a cadeia de suprimentos do Brasil), tem como objetivo facilitar a vida de todos os atores envolvidos – do cliente final aos colaboradores, chegando até os gestores varejistas. São ferramentas que destravam vantagens competitivas como maior interatividade e personalização, melhorias na gestão do estoque e aceleração do ciclo de vendas, entre outros ganhos.

Faz parte desse movimento a adoção de soluções de mobilidade, como os coletores de dados e o voice picking – ou coletores de dados por comando de voz. Ambos os dispositivos apoiam atividades como inventário de produtos e auditoria de ruptura e preços, registrando dados de maneira portátil e sem atrapalhar a movimentação do operador. Em média, o voice picking reduz em até 90% os erros cometidos na separação de mercadorias.

Outra solução com grande demanda no varejo é a ESL (etiqueta eletrônica de prateleira), que permite atualizar preços de forma ágil e sincronizada por meio de um software de gestão. A solução dispensa a necessidade de mobilizar colaboradores para realizar a substituição manual de centenas ou milhares de tags espalhadas nas lojas.

Já os softwares de gestão de PDV, como o Kairos Store, ajudam a monitorar as ações necessárias na loja física em tempo real. Em média, a integração desse sistema com outras tecnologias reduz em 70% a taxa de ruptura dos produtos na gôndola e elimina 80% da divergência de preços entre o software e a gôndola.

Também se destacam as redes Wi-Fi inteligentes, que permitem ampliar o engajamento dos consumidores na loja física. Elas viabilizam a utilização de beacons, dispositivos de geolocalização que enviam ofertas personalizadas diretamente para o celular do cliente. Outras possibilidades incluem tótens eletrônicos, que exibem conteúdos explicativos e ações promocionais; o Vusion Rail, que levam às gôndolas conteúdos interativos como vídeos e outras mídias não estáticas; e o Wi-Spot, que transforma a rede sem fio em uma ferramenta de comunicação com clientes, permitindo conhecer melhor o seu perfil e criar ofertas personalizadas.

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