Por Redação
27 de outubro de 2025MBRF anuncia expansão de joint venture da Arábia Saudita e criação da Sadia Halal
O negócio irá englobar as unidades produtivas, centros de distribuição e escritórios comerciais da MBRF na região
A MBRF e a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária integral do Public Investment Fund (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita, anunciam a expansão de sua joint venture, dando origem à Sadia Halal, potência multiproteína do mercado halal. A transação, avaliada em US$ 2,07 bilhões, engloba as fábricas e centros de distribuição da MBRF localizados na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos. As empresas de distribuição no Catar, Kuwait e Omã, além do negócio de exportações diretas de aves, bovinos e produtos processados para clientes na região MENA.
LEIA TAMBÉM
Marfrig e BRF anunciam conclusão da fusão que dá origem à MBRF
CADE aprova fusão entre BRF e Marfrig
Os ativos foram avaliados em US$ 2,07 bilhões com faturamento líquido de US$2,1 bilhões nos últimos 12 meses até junho, equivalente a 7,3% da receita consolidada da MBRF, e um EBITDA de US$ 230 milhões. Os ativos da Turquia não fazem parte da transação.
A nova configuração fortalece a parceria com a HPDC e consolida todos os ativos da MBRF na região, incluindo também a fábrica de processados e o centro de inovações em construção em Jeddah, além da participação na Addoha Poultry Company, produtora local de frango resfriado em Dammam, que já faziam parte da joint venture.
“A expansão da parceria com a HPDC visa reforçar a presença regional da MBRF em um dos mercados mais lucrativos e influentes do mundo, aproximando cada vez mais nossas marcas dos consumidores locais e assegurando a presença permanente na agenda de segurança alimentar do país. Além disso, a operação abre a possibilidade para um IPO a partir de 2027”, pontua Marcos Molina, chairman e controlador da MBRF.
“O movimento está em linha com a estratégia da MBRF de fortalecimento de suas operações no mercado Halal, onde a empresa está presente há mais de 50 anos. Atualmente, a xompanhia realiza cerca de 111 mil entregas mensais para mais de 17 mil pontos de venda na região”, destaca Marquinhos Molina, Chairman da Sadia Halal e CEO para a Arábia Saudita.
“A Sadia Halal continuará potencializando a base de ativos da MBRF no Brasil, com competitividade global e habilitações para exportações para os principais mercados Halal. O fortalecimento da parceria com a HPDC também abre a possibilidade de expansão da atuação da companhia na região, ampliando a base produtiva. A partir de um portfólio complementar, que inclui a marca de bovinos Sadia Bassi, vamos continuar nos aproximando cada vez mais dos nossos consumidores e agregando valor sustentável ao nosso negócio”, destaca Fábio Mariano, vice-presidente da MBRF para o mercado Halal e CEO da Sadia Halal.
A operação está sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios competentes.
