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Gestão
Gestão 1 de maio de 2024

Equipes motivadas ajudam supermercados a se diferenciarem no varejo

Especialista destaca respeito, reconhecimento e retorno financeiro como maiores recompensas para os colaboradores do setor

O ano de 2024 marca um período de alta competitividade entre empresas do varejo e o setor de vendas precisa estar motivado e atento a novas tendências. Dentro dos departamentos comerciais, a motivação das equipes é um diferencial e, para Gustavo Malavota, fundador do Instituto Vendas, os supermercados podem direcionar a motivação dos funcionários para potencializar características que o cliente valoriza, como qualidade do produto, preço e atendimento.

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De acordo com Malavota, que também é e treinador de vendas para o varejo, o supermercado é um negócio que normalmente não se diferencia dos concorrentes pelo atendimento, mas sim pela exposição dos produtos ou pelo posicionamento da própria marca. “Por isso, o varejista deve investir em treinamento para os funcionários para que possam atender melhor, serem mais gentis, mais cordiais, atentos à necessidade do cliente. As varejistas precisam ter um atendimento mais personalizado e o colaborador precisa ser motivado a querer saber o que o cliente procura”, afirma o fundador do Instituto Vendas.

Para o especialista, as redes podem motivar suas equipes de vendas no cenário atual investindo em capacitação e em planos de benefícios não apenas financeiros, mas também ferramentas para o desenvolvimento individual de cada funcionário. “Estamos falando de feedbacks e de uma gestão que leve em consideração as necessidades individuais dos colaboradores, relacionadas à família ou ao trabalho. Um plano de carreira e um sistema de comissionamento variável, benefícios para o bem-estar, saúde e beleza também contribuem para o engajamento. Além disso, campanhas motivacionais frequentes incentivam os funcionários a se superarem a cada dia”, ensina o especialista.

Atendimento como motivação

O maior desafio enfrentado pelas equipes comerciais de uma rede de supermercados em 2024 é, segundo Gustavo, o atendimento. “As pessoas reclamam dos atendimentos e estão dispostas a pagar mais e a comprar novamente quando o atendimento é bom. Tem vários indicadores que demonstram que a experiência do cliente é o principal fator de diferenciação. Se o seu supermercado investe em atendimento, incluindo gentileza, atenção ao cliente, cuidado, limpeza, já é um bom indício de diferenciar das outras redes que não oferecem”, diz.

Para o professor de marketing de vendas da ESPM, Dino Gueno, o colaborador precisa que a empresa ofereça três aspectos fundamentais para motivá-lo: respeito; reconhecimento e retorno financeiro. “Se as empresas entregam essas três coisas, as pessoas dão o seu melhor. Aumenta a retenção, o engajamento, a entrega dos colaboradores e isso reflete diretamente no atendimento ao cliente”, observa Gueno.

Segundo o professor, o reconhecimento pode ser oferecido pelos supermercados de maneiras diferentes. “Crescimento profissional, como plano de carreira, mostra que quem está fazendo bom trabalho consegue crescer dentro da empresa. E tem o reconhecimento mais emocional, com prêmios, bônus, o ‘funcionário do mês’, mas agora com outras formas de reconhecer talentos e esforços”, finaliza Dino.

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