Por Redação
4 de dezembro de 2025Prêmio APAS Acontece: evento celebrou a força das conexões e a parceria com a indústria
Cerimônia destacou iniciativas, trajetórias e resultados que vem impulsionando o cenário alimentar no estado
Homenagens, felicitações, reconhecimento, vitórias, consagração de trajetórias e fortalecimento de posicionamentos e conexões. Estas são algumas das palavras que definem o clima da 25ª edição do Prêmio APAS Acontece, realizada na noite da última quarta-feira (3), no Espaço APAS, em São Paulo.
LEIA TAMBÉM
Estratégias para aumentar vendas no fim de ano
SuperVarejo de novembro traz último Ranking do ano em parceria com a Scanntech
Promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o Prêmio APAS Acontece tem como propósito reconhecer e valorizar as empresas e os profissionais da indústria que se destacaram ao longo do ano por suas inovações, boas práticas e contribuições significativas para o desenvolvimento do setor supermercadista.
Em 2025, o prêmio foi distribuído em 16 categorias: Bebidas Não Alcoólicas, Cerveja, Bebidas Alcoólicas, Higiene e Beleza, Limpeza, Mercearia Doce, Mercearia Salgada, Mercearia Commoditie, Perecíveis Industrializados, Leite UHT, Lácteos, Produtos Pet, Suplementos Nutricionais, Eficiência no Abastecimento de Gôndola, Açougue e Fabricante Regional.
Ao longo dos anos, o Prêmio APAS Acontece vem se consolidando como um dos momentos mais importantes do calendário do varejo alimentar para confraternização e troca de experiências entre os principais nomes do mercado. Além da entrega dos troféus e das homenagens, o evento contou com apresentações artísticas, coquetel e muita conversa.
Hub de conexão e indústria forte
Segundo Carlos Correa, diretor-geral da APAS, o Prêmio APAS Acontece é uma forma de reconhecer a relevância do setor produtivo como peça-chave para o dia a dia dos supermercados. Ele reafirmou o compromisso da entidade com essa parceria: “A APAS é, principalmente, um hub de conexão. O varejo alimentar se move através das pessoas e isso impacta a vida dos consumidores. O Prêmio APAS Acontece é uma forma de gratidão”, ressaltou.
Correa, que completa 29 anos na APAS, apresentou ao público o conceito do troféu, inspirado na “chama do varejo”. “Ele simboliza a determinação, a força e o esforço de cada empresa aqui presente”, disse.
Já Erlon Ortega, presidente da APAS, iniciou seu discurso com uma celebração: “Viva a indústria!”. Ele destacou a relevância da premiação para dar visibilidade e impulso às indústrias regionais. “Não existe varejo forte sem uma indústria igualmente forte. O que seriam nossas 27 mil lojas no estado de São Paulo sem a parceria estratégica da indústria? Hoje, celebramos os campeões de vendas e também os destaques indicados pelos nossos diretores regionais como grandes parceiros locais. Tenho plena certeza de que esses parceiros regionais, pelo trabalho que realizam, em breve estarão entre os principais fornecedores do estado e serão reconhecidos nas demais categorias”, afirmou.
Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech Brasil, apresentou as metodologias utilizadas para a premiação, divididas em quatro modalidades: Maiores Indústrias, Açougue Bovino, Indústrias Regionais e Maior Eficiência de Abastecimento.
Entre os vencedores, a Unilever se destacou ao conquistar duas categorias: Higiene e Beleza e Limpeza. “É uma honra receber este prêmio porque houve um movimento importante em 2025 de especialização dos nossos times de vendas. O Prêmio APAS Acontece é um reconhecimento muito importante para nós, pois reflete a confiança do varejo no trabalho que realizamos juntos. Ele valoriza a dedicação das nossas equipes e parceiros na construção de soluções que geram impacto positivo para o setor. Além disso, reforça atributos essenciais como inovação, sustentabilidade e excelência na execução, fortalecendo ainda mais nossa relação com clientes e consumidores”, afirmou Ricardo Zuccollo, vice-presidente de Vendas da Unilever.
Percursos de esforço e sucesso
Manoel Martins Junior, vice-presidente de Marketing da MBRF, empresa vencedora na categoria Perecíveis Industrializados, destacou que a conquista está diretamente ligada à estratégia de elevar o nível de serviço e entregar cada vez mais valor aos clientes. “Um exemplo é o programa Mestre do Fatiador Sadia, criado justamente para garantir ao consumidor acesso ao melhor produto, com qualidade de embalagem e fatiamento, proporcionando uma experiência superior em casa”, explicou.
Para 2026, o executivo afirma que o supermercadista pode esperar uma companhia cada vez mais comprometida com o desenvolvimento do setor e com o crescimento dos próprios supermercados, oferecendo produtos e soluções que realmente fazem diferença. Ele reforçou que a conquista também é dos cerca de 130 mil colaboradores da empresa.
Andréia Alvares, gerente de Marketing da Italac, vencedora da categoria Leite UHT, comentou que o Prêmio APAS Acontece é uma espécie de “Copa do Mundo do Varejo”. “É uma alegria enorme sermos reconhecidos, não apenas como indústria, mas junto de todo o nosso ecossistema. Temos muitos parceiros envolvidos nesse trabalho: fornecedores, produtores rurais, supermercadistas e todos que colaboram para que a Italac chegue à mesa do consumidor. Nosso sentimento é de gratidão por todos que fazem parte dessa jornada”, agradeceu. “Mesmo sendo uma categoria de alta penetração, ainda há espaço para crescer.
Por isso, seguimos investindo nas fábricas, ampliando nossa capacidade produtiva e preparando um crescimento ainda maior para 2026. Apostamos fortemente em inovação, no desenvolvimento de novos produtos e na expansão da distribuição”, completou.
Na categoria Fabricante Regional, três organizações foram contempladas: Kim Pães, Da Terrinha Alimentos e Fantástico Alimentos. Josue Evangelista, diretor e sócio-fundador da Da Terrinha, emocionou o público ao contar sua trajetória de superação enquanto recebia o troféu. “Esta premiação é a certificação de que estamos no caminho certo. É uma alegria compartilhar que estamos próximos do nosso primeiro bilhão”, comemorou.
Antes de seguirem para o coquetel especial no Espaço APAS, subiram ao palco para receber placas honoríficas os representantes de 16 indústrias regionais indicadas pelos diretores das distritais. A iniciativa reforça o compromisso da APAS em impulsionar o avanço do varejo alimentar no estado de São Paulo.
Premiados por categorias - 25ª edição do Prêmio APAS Acontece
- Bebidas Não Alcoólicas: Coca-cola FEMSA
- Cerveja: Ambev
- Bebidas Alcoólicas: Diageo
- Higiene e Beleza: Unilever
- Limpeza: Unilever
- Mercearia Doce: Mondelez
- Mercearia Salgada: PepsiCo
- Mercearia Commoditie: Camil
- Perecíveis Industrializados: MBRF
- Leite UHT: Italac
- Lácteos: Lactalis
- Produtos Pet: Mars Petcare
- Suplementos Nutricionais: Supley
- Eficiência no Abastecimento de Gôndola: Panco
- Açougue: Friboi
Fabricantes Regionais
- Kim Pães
- Da Terrinha Alimentos
- Fantástico Alimentos
