Especial
Especial 31 de janeiro de 2023

Melitta celebra sua fundadora e criadora do primeiro filtro de papel para coar café

Neste 31 de janeiro, Melitta Bentz completaria 150 anos; até hoje, a empreendedora continua sendo modelo e inspiração para todo o Grupo Melitta

A Melitta, multinacional alemã especialista em cafés e conhecida pelo seu amplo portfólio de produtos para esse segmento, celebra hoje sua fundadora Melitta Bentz. Uma mulher à frente do seu tempo, que criou, em 1908, em Dresden, na Alemanha, o primeiro filtro de papel para coar café, revolucionando assim a forma como as pessoas preparam café.

A pioneira do método filtrado -- o mais tradicional e utilizado nos lares brasileiros --, que completaria 150 anos neste 31 de janeiro, até hoje continua servindo de modelo e inspiração para todo o Grupo Melitta por seu espírito inovador.

A história por trás do filtro de papel

Melitta Bentz, apaixonada por café, buscava uma bebida saborosa e sem resíduos na xícara. Para isso, utilizou uma caneca de latão, um papel mata-borrão, um martelo e um prego. O martelo e o prego serviram para perfurar o fundo da caneca de latão, onde, em seguida, foi colocado o papel mata-borrão. Enquanto despejava cuidadosamente o café na caneca de latão, percebeu que essa ideia simples eliminava o pó de café no fundo da xícara e o sabor amargo -- tornando o consumo de café muito mais agradável.

A ideia simples levou à fundação de uma empresa pequena, em Dresden, e revolucionou o consumo de café em todo o mundo nos anos seguintes. Hoje, a pequena empresa tornou-se um grupo internacionalmente reconhecido, com mais de 6 mil colaboradores e um extenso portfólio de produtos para o preparo e o consumo do café.

Melitta Bentz questionava o status quo e buscava criar algo novo que contribuísse para tornar o dia a dia das pessoas mais fácil, agradável e melhor. Para ela, o empreendedorismo estava intimamente ligado à responsabilidade. Ao longo da sua jornada, dedicou-se a melhorar as condições de trabalho e a moldar o futuro.

Na época, ela insistia em salários acima da média, férias anuais que excediam o padrão do setor e benefícios especiais para os colaboradores, estabelecendo diversos benefícios para apoiar as pessoas, principalmente em circunstâncias especiais e desafiadoras. A valorização do colaborador continua sendo hoje uma das bases da cultura corporativa da empresa.

Além disso, Melitta Bentz inspira um modelo de negócio sustentável, fazendo com que o desenvolvimento da companhia vincule sustentabilidade a inovação e a uma cultura de cooperação.

?Melitta Bentz foi uma mulher inovadora, corajosa, que nos inspira. Seu espírito empreendedor e inovador fez da Melitta o que é hoje. Esses valores fazem parte do DNA da companhia e incentiva a forma como pensamos e agimos como grupo. Procuramos sempre inovar, desenvolvendo produtos de qualidade, que atendam a necessidade dos consumidores e que ofereçam a melhor experiência com o nosso café fresquinho?, diz Jonatas Rocha, diretor de marketing da Melitta.

Deixe seu comentário