
Por Redação
3 de março de 2022Alimentação gera alta do custo de vida em São Paulo
Segundo dados da pesquisa CVCS, na região metropolitana os preços subiram 10,65% em 12 meses
O grupo de alimentação e bebidas apresentou crescimento de 1,32% em janeiro e foi o principal responsável pelo aumento do custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo. Os dados são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A variação de janeiro da CVCS (0,66%) demonstra uma desaceleração em relação ao observado em dezembro (0,78%). No entanto, os preços dos bens e serviços consumidos pela população da Região Metropolitana de São Paulo, em 12 meses, acumulam alta de 10,65%.
O aumento dos custos na produção e o excesso de chuvas provocaram problemas de oferta, contribuindo para a escalada dos preços dos alimentos.
A inflação não ficou concentrada em produtos específicos, mas espalhada pelo grupo: a alface obteve alta de 10,9%; o pão francês, de 2,6%; e, as carnes, como o contrafilé, de 5,2%. O aumento é especialmente percebido pelas famílias de menor renda. A variação mensal para a Classe A foi de 0,92%, enquanto para as classes D e E, de 1,61% e 1,55%, respectivamente. O grupo de alimentos e bebidas pesa quase 30% no custo de vida da classe E ? o dobro da classe A, de 15,65%.
Notícias Relacionadas

Volume de vendas do varejo tem queda de 2,5% em relação ao...
Leia mais
Nordeste registrou alta de 3,8% nas vendas durante o período de festas...
Leia mais
Alta dos alimentos: quais são os impactos para o varejo alimentar?
Leia mais
Vendas crescem nos supermercados, porém de produtos mais baratos
Leia mais
Varejo e E-commerce sofreram 300 mil tentativas de fraudes no primeiro semestre...
Leia mais
Cesta de limpeza teve queda de 4,7% no faturamento em 2024
Leia mais
Varejo paulistano cresce 2% em dezembro e atinge patamar anterior à pandemia
Leia mais
Produtos de limpeza apresentam alta de 11,4% no primeiro quadrimestre de 2024
Leia mais
IDV projeta crescimento nas vendas para os próximos três meses
Leia mais