Varejo
Varejo 24 de abril de 2024

Vendas do Grupo Carrefour Brasil crescem 2,5% no primeiro trimestre de 2024

Expansão do formato Cash & Carry impulsiona resultado da companhia

O Grupo Carrefour Brasil divulgou a versão preliminar e não auditada do desempenho de suas vendas do primeiro trimestre de 2024. O gigante supermercadista totalizou R$ 27,8 bilhões em vendas brutas, representando um crescimento de 2,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o grupo, a inflação alimentar levou à recuperação dos preços e melhor dinâmica de volume com clientes B2B, que retornaram a um padrão de compra mais normalizado.

Cash & Carry impulsiona resultados

As vendas do modelo de atacarejo do Carrefour totalizaram R$ 19,3 bilhões, um aumento de 6,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023, impulsionadas pela expansão da bandeira Atacadão, que inaugurou 20 novas lojas nos últimos 12 meses.

“Nossas vendas no trimestre refletiram uma melhoria na dinâmica de volume, especialmente no segmento B2B, cujo volume se recuperou diante de um ambiente inflacionário mais normal. O tráfego B2C em nossas lojas também aumentou, beneficiando da adição de serviços focados nesse cliente, como padaria, açougue e produtos fatiados, em 58 de nossas lojas”, declarou o Grupo em comunicado ao mercado. A companhia destacou que planeja continuar a implementar esses serviços em aproximadamente 120 lojas até o final do ano.

Varejo em queda

Por outro lado, o segmento de varejo do Grupo totalizou R$ 6,9 bilhões em vendas no período, apresentando um desempenho 10,7% inferior ao mesmo período de 2023. A empresa explicou que a redução se deveu à conversão de 25 lojas do segmento varejo para o modelo de atacarejo e ao fechamento de 140 lojas, incluindo supermercados e hipermercados, após o anúncio de ajuste de portfólio.

Crescimento do Sam’s Club

As vendas do Sam’s Club no primeiro trimestre atingiram R$ 1,6 bilhão, um aumento de 21,5% decorrente da abertura de oito novas lojas em comparação com o mesmo período do ano anterior. “Os clientes omnicanais foram particularmente importantes para o desempenho do segmento, pois seus gastos são consideravelmente superiores aos dos clientes puramente online e/ou offline. As vendas digitais no Sam's Club representaram 5,6% das vendas totais do formato, mantendo-se estáveis em relação ao ano anterior. Planejamos abrir de 7 a 9 lojas Sam’s Club em 2024, todas provenientes de conversões de lojas de varejo ou lojas combo”, declarou o Grupo.

Expansão do Grupo

No primeiro trimestre de 2024, o Grupo Carrefour Brasil inaugurou cinco novas lojas Cash & Carry, sendo quatro conversões de hipermercados e uma conversão de supermercado, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia. Além disso, foram inauguradas duas novas lojas Carrefour Express no estado de São Paulo. O Grupo ressaltou que espera abrir de 10 a 12 novas lojas Atacadão até o final de 2024.

Deixe seu comentário