Varejo
Varejo 25 de agosto de 2022

Supermercados apostam em modelo de loja inteligente e atraem clientes por proximidade

Especialista em minimercados acredita que empresas começam a perceber a demanda dos consumidores por mais conveniência

Diversas redes do setor supermercadista apostam em novos formatos de lojas para oferecer uma experiência diferenciada para o seu consumidor. Um dos modelos que mais tem chamado a atenção das pessoas é o smart store, em português, loja inteligente, que oferece uma jornada de compra sem a presença de funcionários. Recentemente, a rede de supermercados Galp inaugurou uma smart store 100% autônoma em Portugal e aumentou a lista de grandes redes que investem em experiências diferenciadas para os seus clientes.

De acordo com Viviane Lacerda, CEO da Con Conveniência, empresa especializada no setor de minimercados, esse é um movimento crescente em todo o mundo e está diretamente ligado ao poder que a tecnologia traz para as empresas. ?Os grandes players têm entrado nesse mercado porque a demanda é real e a loja autônoma faz parte do grupo chamado de varejo de proximidade, ou vizinhança?, explica. 

Segundo a CEO, este mercado está em construção e as empresas ainda precisam formatar e validar o modelo junto aos clientes, visando atender as demandas. Parte dessa construção está na quebra de paradigmas e, para ela, o contato com o cliente deixa de ser com uma pessoa, mas continua existindo a partir da tecnologia. ?Quando o cliente acessa uma loja autônoma, primeiro ele precisa entender a tecnologia e, ao perceber que ele é o responsável por todo o processo de compra, se sente empoderado?, analisa Viviane. 

Lojas inteligentes, próximas e com conveniência

As dúvidas do consumidor em relação à segurança nas lojas autônomas é um dos desafios para as empresas que investem neste modelo e, para a CEO da empresa especializada em minimercados, um sistema de suporte eficiente é suficiente para resolver as questões do consumidor. ?Pessoas que gostam de praticidade não tem tempo a perder e entendem o conceito de conveniência?, afirma Viviane Lacerda. 

Uma das principais características das smart stores é a sua localização de fácil acesso para as pessoas que vivem ou frequentam a região onde está o ponto de venda. Em condomínios, por exemplo, as lojas inteligentes são pensadas para resolver demandas do dia a dia das pessoas. ?Ao preparar um jantar e perceber que não tem um ingrediente básico da sua receita, basta descer o elevador. Sem dúvidas, a vida fica mais prática?, completa a CEO da Con Conveniência.

Deixe seu comentário