Varejo
Varejo 13 de junho de 2023

Rede Bistek identifica perdas nas lojas usando grupos de estudos e análise sistêmica

Pesquisa da Abrappe mostra aumento nas perdas do setor supermercadista entre 2020 e 2021

No setor varejista, um dos maiores desafios é a perda interna nas lojas e em 2021 a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) somou mais de R$ 24 bilhões.

LEIA TAMBÉM
Bistek fecha parceria com ACATE para projeto de inovação aberta
Confira a programação do SuperVarejo Pós APAS SHOW

Considerando o setor supermercadista, as perdas entre 2020 e 2021 aumentaram de 2,10% para 2,15%, respectivamente. Neste cenário, a rede Bistek Supermercados separa as perdas por tipos diferentes e o Azulão Supermercados, por exemplo, usa uma ferramenta de monitoramento que conseguiu reduzir em 45% as perdas das lojas.

A rede Bistek lida com perdas internas de insumos e de produtos adotando grupos de estudos que definem através de análise sistêmica as ações necessárias para estancar as perdas. ?Nossa principal estratégia é um setor específico que trabalha através de metas, promoção de ações e cobranças nos resultados a redução dos desperdícios, melhorando a eficiência operacional?, diz Sebastião Jeison Nobre, gestor de prevenção e risco do Bistek Supermercados.

Perdas conhecidas e não identificadas

De acordo com o executivo, existem dois tipos de perdas de insumos e de produtos nas lojas da rede: a conhecida e a não identificada. A primeira ocorre devido a falhas e processos gerenciais como excesso de compra, falta de abastecimento correto, falha de inventário ou mau armazenamento de produtos. ?As não conhecidas são as perdas que não podemos prever, como furtos, desvios e erros humanos que acontecem na conferência de entrada de mercadorias no recebimento, por exemplo?, explica o gestor de prevenção e risco do Bistek Supermercados.

Segundo Sebastião Jeison Nobre, a tecnologia que ajuda a conter as perdas no PDV inclui antenas antifurto, fiscal remoto nos caixas, gestão por imagens e uma central de monitoramento. ?Uma das grandes forças é estreitar cada vez mais as áreas comercial e operacional, ambas caminhando na mesma direção os resultados são imediatos. Assim como o RH, com os treinamentos e conscientização de boas práticas para a redução da perda conhecida?, afirma.

Para o executivo da rede Bistek, o principal desafio que a empresa enfrenta para contornar as perdas passa por manter os processos atualizados e adequados para a realidade do momento do varejo. ?Assim, conseguimos quebrar paradigmas e fortalecer cada vez mais a cultura organizacional de perda zero na rede Bistek Supermercados?, completa Sebastião Jeison Nobre.

Deixe seu comentário