
Por Redação
7 de maio de 2025Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 318,6 milhões no primeiro trimestre de 2025
O resultado apresentou alta de 32,5% em relação ao mesmo período do ano anterior
O Grupo Mateus anunciou nesta terça-feira os resultados no 1T25, com destaque para o lucro líquido de R$ 318,6 milhões, aumento de 32,5% em relação ao 1T24. As medidas adotadas para conter o impacto da lei que alterou as regras de tributação para investimento continuaram em vigor e impactaram o lucro líquido com o anúncio de distribuição de juros sobre capital próprio (JCP) no valor de R$ 135 milhões, que beneficiou a linha do Imposto de Renda e Contribuição Social em R$ 45,9 milhões e a compensação de prejuízo fiscal acumulado em períodos anteriores, no montante de R$ 146,8 milhões, resultando em um efeito positivo de R$ 49,9 milhões. Como consequência dessas medidas, a alíquota efetiva no trimestre foi de 12,3%.
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A receita líquida aumentou 12,9% no 1T25, totalizando R$ 8,3 bilhões, com crescimento em mesmas lojas de 7,1%, o EBITDA cresceu 27,4% no 1T25, alcançando R$ 649,9 milhões, com margem de 7,8%.
Expansão
No 1T25, o Grupo inaugurou quatro novas lojas, sendo duas unidades de atacarejo nos estados de Pernambuco e Bahia, pertencentes à Regional Nordeste, e duas unidades de supermercado foram inauguradas no estado do Maranhão, sendo uma da bandeira Mateus, na cidade de São Mateus, e outra da bandeira Camino, em São Luís.
As inaugurações realizadas no trimestre resultaram em um crescimento de 8% na área de vendas em relação ao mesmo período de 2024. Ao final do 1T25, a companhia contava com 172 lojas de varejo alimentar e 104 lojas de eletro, totalizando 276 unidades.
No final do 1T25, o parque de lojas abertas há mais de 13 meses na nova regional representou 22,7% do total de lojas do segmento alimentar. No trimestre, o grupo das 39 lojas, com mais de 13 meses de operação, apresentou expansão de margem bruta em relação ao 1T24, com destaque principalmente para as operações nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe evidenciando a solidez da estratégia de precificação e ganho de participação de mercado em novas áreas.