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Varejo 24 de fevereiro de 2022

GPA atinge R$ 56,4 bilhões de receita em 2021

Mesmo em um período adverso, o grupo conseguiu atingir esse valor principalmente com base em suas estratégias digitais

Considerando diversos aspectos como a venda do Extra Hiper para o Assaí, descontinuando o formato de hipermercado no Brasil, e o prejuízo de R$ 88 milhões no terceiro trimestre, 2021 foi um dos anos mais importantes da história recente do GPA. Até porque os resultados do quarto trimestre (4T21) foram divulgados recentemente e, totalizando o valor do acumulado anual, o grupo atingiu R$ 56,4 bilhões de receita bruta (sendo R$ 51,3 de faturamento líquido), crescimento percentual de ,1,2% e 1,7%, respectivamente. O Lucro Líquido Consolidado dos Controladores atingiu o valor de R$ 805 milhões.

Os números são justificados pela consolidação das estratégias digitais do grupo, que aprimoraram aplicativos, ferramentas e processos para facilitar e fortaleceram o comércio eletrônico e o perfil omnicanal de compras. A empresa trabalhou com focos estratégicos como o marketplace, os aplicativos próprios, o WhatsApp e as plataformas de colaboração aberta. Outro ponto que impulsionou o resultado foi a implementação de soluções tecnológicas no Grupo Éxito (operação presente na Colômbia, no Uruguai e na Argentina) que cresceu dois dígitos em comparação ao 4T20 e representou 9,9% das vendas totais deste ano.

"Somos cada vez mais multiformato, multicanal e multirregião, no Brasil, Colômbia, Argentina e Uruguai. Temos pela frente um 2022 que também deve ser um período de grande volatilidade e estamos preparados para mais um ano de adaptação, com flexibilidade, agilidade e resiliência, apoiados pela capacidade de execução de nosso time que faz acontecer todos os dias." afirma Jorge Faiçal, CEO do GPA.

O 4T21 apresentou R$ 14,9 bilhões de receita liquida de vendas consolidada do grupo, geração de caixa (EBITDA) de R$ 3,8 bilhões e crescimento geral de 2,3% contra o mesmo período do ano passado nas mesmas lojas, o que reflete ganhos importantes de market share, apesar do cenário macroeconômico desafiador. Além disso, a penetração de vendas online foi de 8,4%, com vendas que totalizaram R$ 480 milhões ? +46,2% contra o mesmo período de 2020.

"Nossa energia agora se canaliza para acelerar o plano de expansão, fortalecendo as competências centrais nos segmentos de maior rentabilidade e desempenho do nosso portfólio ? premium e de proximidade ?, supermercados de vizinhança e do negócio de e-commerce alimentar. É um novo GPA e um novo ciclo que reforça nossas fortalezas e proporciona a melhor experiência de compra aos nossos clientes.", explica Faiçal.

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