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APAS SHOW 25 de novembro de 2021

Brasileiros irão gastar mais esse ano na Black Friday

Levantamento "Black Friday no varejo brasileiro" desenvolvido pela SBVC traz informações sobre as intenções de compra dos clientes na data

Já consolidada no País, a Black Friday representa vantagem de compra para 92% dos entrevistados, enquanto que 74% afirmaram pretender aproveitar alguma oferta antes da data oficial (26). Essa é uma das descobertas da 4ª edição do estudo "Black Friday no varejo brasileiro", desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Offerwise, que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday.

A pandemia fez com que os preços aumentassem e a Black Friday passou a ser vista como uma oportunidade maior de compra, deixando o consumidor mais otimista e animado. Todos os 600 entrevistados relataram que pretendem e arriscar nas promoções esse ano e que pretendem gastar em média R$ 2.310,40, valor que supera a intenção de gasto médio dos consumidores em 2020 (R$ 1.728,12). A maioria das compras estão destinadas a uso próprio e a preferência é por: eletrônicos (68%), vestuário (61%) e eletrodomésticos (47%).

O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 96% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites de busca (80%), sites de lojas próprias (66%), e redes sociais (47%). Assim como a busca por informações é online, o e-commerce (34%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (10%) no processo da compra, porém a maioria utiliza os dois canais para fazer suas compras (57%).

Desse estudo, 59% dos entrevistados concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 60% acreditam que irão encontrar produtos de lançamento. 

?Teremos uma Black Friday diferente. Um consumidor com uma intenção maior de compra e um novo varejo que utiliza de diversas ferramentas digitais para atrair o seu público, além da complexidade que a crise da pandemia trouxe para os dias atuais", afirma Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Créditos da imagem: iStock

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