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Tecnologia 26 de novembro de 2021

Startup lança validação biométrica acessível para PME?s

Pequenos e médios empresários agora podem usufruir da ferramenta antifraude Autentica, desenvolvida pela Assertiva Soluções

O reconhecimento facial como dispositivo antifraude tradicionalmente é uma solução acessível a grandes empresas. Com a intenção de torná-lo viável aos pequenos e médios negócios, a Assertiva Soluções desenvolve o Autentica, ferramenta de validação biométrica que utiliza um algoritmo complexo de machine learning para garantir que uma pessoa é realmente quem diz ser.

Entre os principais benefícios do produto, estão o alinhamento de processos antifraude a outras soluções complementares, como o onboarding digital do cliente, a coleta e centralização de documentos e a assinatura eletrônica com validade jurídica. Além disso, o Autentica também foca na diminuição do índice de fraudes de identidade, que protege a empresa e não permite a venda ou concessão de crédito a clientes fraudulentos e, por consequência, a redução da inadimplência, já que parte dos clientes inadimplentes, na verdade, são fraudes "disfarçadas" de inadimplência. Além disso,a plataforma traz redução de custo com a mesma análise, baixo valor de logística para assinatura.

"A solução pode ser utilizada em diversos momentos de uma empresa, como na abertura de contas, na conclusão de um serviço, na entrega de produtos e até mesmo em fases transacionais, como a autorização de compras, pedidos ou pagamentos", afirma Hederson Victor Albertini, sócio fundador e atual CEO da Assertiva Soluções.

Embora possa ser integrada ao sistema do cliente via API, geralmente o jeito preferido das grandes empresas, a Assertiva oferece também a possibilidade de acessar a ferramenta direto em sua plataforma via web, uma forma prática que costuma ser mais interessante para as PME?s. A ferramenta fica na nuvem e, portanto, não há instalação local de nenhum sistema, ficando o suporte por conta da própria Assertiva Soluções, sem custo extra.

Além de receber instruções sobre como utilizar a ferramenta, ao contratar o serviço, o cliente recebe auxílio da startup na montagem e personalização dos seus próprios fluxos. Além do pacote completo, há versões simplificadas para atender a necessidade de cada empresa, que podem contemplar apenas a assinatura digital, ou somente a prova de vida, por exemplo. "Em geral, as empresas costumam utilizar mais o fluxo completo para etapas como abertura de contas ou contratação de serviços pela primeira vez e fluxos como prova de vida quando são etapas mais transacionais, que são feitas rotineiramente", finaliza Hederson.

Créditos da imagem: iStock

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