Dirigido por Tali Yankelevich, o longa traz como personagens seis funcionários reais que vivem a rotina do varejo alimentar e, enquanto executam as mesmas tarefas todos os dias, falam sobre seus sonhos, medos e afetos.

São eles: a segurança Solineide, fã de séries policiais, que passa o dia vigiando possíveis suspeitos pelas câmeras da loja; o padeiro Ivanildo, apaixonado pela cultura japonesa e sem tempo para romances; o encarregado de depósito Santo, que acredita em algo além da vida; o caixa Danilo, que confessa já ter saído com clientes da loja; o atendente de padaria Rodrigo, entusiasta de filosofia, história e física quântica; e Kelly, que também atua na padaria, se considera amiga de Rodrigo, mas se cansa de seus “papos cabeça”.

“A ideia era falar sobre imaginação humana, fantasia e questões emocionais de pessoas que trabalham dentro de um supermercado”, contou Tali à SuperVarejo. As filmagens, que duraram cerca de oito meses, foram feitas em lojas do Veran Supermercados, rede detentora de 13 unidades nas cidades do Alto Tietê, na Grande São Paulo.

“Fui conhecer as lojas e achei o cenário muito legal para o que eu tinha imaginado. Apresentei o projeto para eles em 2014, e aí ficamos em contato durante três anos”, diz Tali, acrescentando que, durante muito tempo, frequentou as unidades como pesquisadora e conversou com várias pessoas dali.

“O filme não tem a pretensão de documentar o supermercado, muito menos o Veran. Nós fomos apenas o palco pra essa obra que mistura um lugar aparentemente comum, como um mercado, com uma história intrigante e personagens muito bem construídos. O filme e a história geram uma empatia imediata em quem assiste, independente se o espectador é ou não do setor varejista”, explica o sócio e gerente de e-commerce da rede, Marcelo Veran.

O longa foi exibido no 25º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, em2020, na 10ª Mostra Ecofalante (2021), e participou de diversos festivais internacionais, como o IDFA, em Amsterdã (2019), e o Doc Fortnight 2020, do MoMA, em Nova York. No Indie Memphis Film Festival 2020, nos EUA, ganhou o Prêmio do Júri e da Audiência como o melhor filme de estreia. Depois de sair do circuito nacional, “Meu Querido Supermercado” poderá ser visto no Canal Brasil, em VOD (video on demand), a partir do dia 25 de dezembro, e na GloboNews, uma das coprodutoras do filme, ainda sem data definida.

Onde assistir:
Cine Marquise:
Av. Paulista, 2073, Cerqueira César – até o dia 8 de dezembro, sessão às 16h55
Biblioteca Roberto Santos
: R. Cisplatina, 505, Ipiranga – no dia 8 de dezembro, às 19h

Créditos da imagem: Globo Filmes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *