Consumo
Consumo 6 de janeiro de 2022

Brasileiros aumentam o consumo de bebidas funcionais

A 14ª edição do levantamento anual Tetra Pak Index mostra como a covid-19 fez crescer a busca por produtos mais saudáveis

Considerados saudáveis, fáceis de achar e capazes de oferecer diversos nutrientes, os produtos funcionais estão cada vez mais presentes nas casas brasileiras. 58% dos brasileiros tem buscado por bebidas funcionais no período pandêmico conforme relata a 14ª edição do levantamento anual Tetra Pak Index, realizado pela Tetra Pak, que mostra como a covid-19 fez com que os consumidores aumentassem o consumo de alimentos que podem contribuir com sua saúde e bem-estar.

Ao escolher os produtos funcionais nas gôndolas ? ou no site ? os entrevistados preferem sucos (50%), produtos lácteos fermentados (37%) e bebidas lácteas com alto valor de proteína, vitaminas e/ou cálcio (31%). No Brasil, o consumo ocorre preferencialmente em casa (85%) e em espaços como academias, escolas e escritórios. A grande maioria dos entrevistados compra esses artigos para consumo próprio (88%).

?Há uma oportunidade de educar os consumidores sobre os ingredientes e seus benefícios e fornecer clareza por meio de informações simples e factuais. As alegações de saúde precisam ser confiáveis, não exageradas e ser fáceis de entender. Quando escolhem um produto que aumenta a imunidade, os consumidores buscam benefícios tanto mentais, quanto físicos. E isso cria oportunidades para marcas encontrarem um espaço nas listas de compras pós-pandemia?, afirma Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak.

Nesse contexto, a indústria tem um papel fundamental em atender às demandas dos consumidores, com novos produtos, formulações ou embalagens. Desde 2020, a Tetra Pak apoiou o lançamento de quatro produtos com esse foco, sendo três lácteos (Piracanjuba Imunoday, Actimel Imunidade e Leite UHT Camponesa Vitaminas C+D) e um suco infantil rico em vitaminas e minerais (Os Aventureiros).

"Muitas categorias podem entregar saudabilidade ao consumidor e as marcas devem se dedicar a essas formulações. Essa é uma tendência, mas não é uma moda passageira. Quem puder responder rapidamente terá grandes ganhos a longo prazo, pois o foco na imunidade e bem-estar veio para ficar", reforça Vivian.

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