Enquanto o primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021, o número de novas unidades registrou alta de 43,9%. As informações são da Geofusion, líder em inteligência geográfica de mercado no País.

As mudanças nas estratégias das grandes redes, dando ainda mais holofote ao modelo de varejo de vizinhança, bem como a alta do consumo das famílias dentro dos domicílios nos últimos meses, explicam boa parte desse crescimento.

Mas como identificar quais são as melhores regiões para investir em novas lojas, nos mais diversos formatos? A resposta está no mapeamento das oportunidades e identificação da presença do shopper ideal.

A concorrência é alta e o espaço para erros é cada vez menor. Nesse cenário, médias e grandes redes supermercadistas precisam, mais do que nunca, apropriar-se de inteligência de dados para descobrir onde investir de forma segura.

Dados atualizados apontam onde expandir

O último Censo foi realizado pelo IBGE em 2010 e seus resultados já não refletem o mercado de consumo nacional.

Por isso, a Geofusion não ficou de braços cruzados: com metodologia inédita e exclusiva, realizou uma grande atualização em sua base para suprir todos os gaps de dados oficiais.

Com apoio do software da empresa, o OnMaps, sua rede conseguirá:

● Acertar nos investimentos em expansão

● Reduzir custos com deslocamentos dos times de campo

● Prever o faturamento de cada ponto de venda

● Calcular área de influência em tempo e distância

● Receber insights para ações de marketing no entorno das lojas

● Clusterizar as unidades pelas características de entorno

Exemplo de mapeamento de grandes redes e de super e mini mercados, com análise de potencial de consumo para enlatados e conservas (cores quentes apontam alta propensão de compra), na cidade de Santo André (SP)

Os dados contidos na ferramenta refletem o consumo atual das famílias brasileiras para produtos e serviços específicos, bem como suas características sociodemográficas, nos mais de 5.570 municípios do País, no detalhe de quarteirão.

É o embasamento perfeito para sua empresa tomar as melhores decisões de negócio, de forma granular, e crescer em pouco tempo.

O que players do setor dizem sobre a Geofusion

Daniel Cunha, profissional do time de Planejamento Estratégico do Grupo Pereira

“Com a facilidade de manipular e analisar dados da Geofusion, foi possível obter maior assertividade nas projeções de faturamento, redução de despesas com consultoria externa e 96% de confiabilidade obtido nos testes comprovados após as aberturas das lojas.” 

José Brito, coordenador de Expansão do Grupo Mateus

“O software da Geofusion tira muitas dúvidas na tomada de decisão. Seus dados apoiam muito no convencimento de quais regiões priorizar em nosso plano de expansão, bem como na priorização de processos na captação de terrenos para as próximas lojas. Além disso, garante assertividade na nossa entrada em novos mercados.”

Alexandre Turatto, analista de Expansão do Oba Hortifruti

“Com as informações trazidas pela Geofusion, a assertividade do nosso modelo de predição de vendas chega a um valor muito próximo da realidade (99,7%), reduzindo assim o risco da tomada de decisão de abertura de uma loja.”

Encontre os locais ideais para suas lojas. Com a ferramenta de inteligência geográfica mais utilizada pelos supermercadistas do País, sua rede estará sempre onde mais importa: junto do seu cliente.