Saborear uma tábua de queijos em casa, ao redor de amigos e familiares, é um momento de prazer e divertimento. Mas escolher quais tipos de queijo incluir nessa lista não é uma tarefa tão simples. A criatividade e o gosto pessoal do anfitrião desempenham os papéis principais na montagem, mas algumas dicas podem ajudar no resultado final de seu próximo petit comité com Faixa Azul.

1) Selecione de três a sete tipos de queijo.

2) Sirva cerca de 55 gramas de queijo por pessoa, se for apenas um dos itens da refeição. Se a tábua for o ato central do evento, calcule de 150 a 200 gramas.

3) Aposte em uma mescla de texturas e sabores, como os queijos de massa dura, semidura e
mole; de casca branca e os queijos azuis.

4) Compre os queijos o mais próximo possível do dia do consumo e tire-os da geladeira pelo
menos 30 minutos antes de servi-los, para que estejam em temperatura ambiente.

5) Ao dispor os queijos, coloque em ordem do mais suave para o mais forte, incentivando assim uma ordem de degustação que vai estimular os sentidos. Atenção para o espaço entre os queijos, para que possam ser cortados sem que um encoste no outro.

6) Corte previamente algumas fatias de cada queijo, para que os convidados vejam como se faz.

7) Invista em tábua ou pratos de madeira, ardósia ou granito, que não influenciam no aroma ou no sabor dos queijos.

8) Decore o prato com flores silvestres, folhas da estação ou ervas.

9) Uma ou mais variedades de pão são sempre benvindas, invista naqueles de casca dura e nos que levam frutas na massa. Evite biscoitos, que podem conflitar tanto no sabor quanto na textura.

10) Entre os acompanhamentos que harmonizam bem com os queijos, as geleias combinam com os queijos macios. Aipo e uvas casam com os blue cheeses ou com os queijos duros de sabor marcante. Castanhas, nozes e frutas secas vão com quase todos os queijos. Azeitonas e presunto cru também costumam aparecer com frequência nas composições.