Lançamento
Lançamento 10 de novembro de 2021

Foodtech brasileira lança carne louca feita de fruta

O produto lançado pela Fábrica Meatz possui a mesma aparência e sabor da carne louca tradicional, além de ser 100% feito com fibra da fruta

A saborosa e tradicional carne louca, presente há muitos anos na cultura gastronômica brasileira, ganhou uma nova forma de ser feita. A foodtech brasileira Fábrica Meatz lançou a primeira carne louca feita de jaca, que tem a mesma aparência e o mesmo sabor da carne louca tradicional, mas com um diferencial de ser feita 100% da fibra da fruta.

Pronta para o consumo, além da fruta sua fórmula inclui azeite de oliva extravirgem, chá preto e carvão ativado vegetal, além de nutrientes como ferro, vitamina B12 e D2. A jaca é conhecida por seu alto teor antioxidante e é rica em carboidratos, potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C. "No Brasil essa fruta é abundante, mas ainda tratada como uma comodity de pouco valor. O que fizemos foi agregar tecnologia para valorizar produto nacional", diz Le Mendes, um dos fundadores da empresa, referindo-se ao investimento de R$ 2 milhões, feito pela empresa para a criação e lançamento do primeiro produto. "Metade desse valor foi utilizado em pesquisa e desenvolvimento", explica Pedro Ian, também fundador da empresa, a respeito do desenvolvimento do produto que levou dois anos.

Além de produzir carne vegetal, o objetivo da Fábrica Meatz é desenvolver maiss tecnologia no Brasil. "Com isso agregamos valor ao que já temos aqui, como é o caso da fibra de jaca. Acreditamos que isso contribui para que o país se coloque como protagonista no cenário mundial de tecnologia aplicada", diz Le Mendes.

A empresa é resultado da fusão entre a Behind, a primeira a produzir carne feita de plantas do Brasil, e a Meatz, especializada em produtos alimentícios à base de jaca. E a novidade pode ser encontrada inicialmente nas redes de varejo Casa Bueno, Naturalis e Empório La Granola, além de em alguns lugares de São Paulo, capital e interior.

Para o primeiro trimestre de 2022 a empresa planeja mais dois lançamentos: uma opção inovadora de carne de frango vegetal e um hambúrguer plant-based mais nutritivo.

Deixe seu comentário