APAS SHOW
APAS SHOW 26 de outubro de 2021

Black Friday prevê mais vendas em 2021

Pesquisa da GfK revela que 79% dos consumidores pretendem fazer suas compras na Black Friday, dependendo do aumento dos preços

A Black Friday deste ano prevê um maior número de vendas que no ano passado, principalmente para o setor de eletroeletrônicos, segundo os dados GfK, consultoria mundial que utiliza big data e inteligência artificial para trazer novas estratégias para seus clientes. A pesquisa também afirma que 79% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday e que sse resultado positivo será alcançado por conta do aumento dos preços e não pela quantidade dos itens vendidos.

"Os consumidores veem na Black Friday uma oportunidade para comprar um item de desejo ou fazer a troca de um aparelho mais antigo por um moderno. Esse ano, com a alta dos preços, haverá uma cautela na escolha dos modelos e, mesmo assim, 87% das pessoas pretendem gastar o mesmo ou até mais do que o ano passado" afirma Fernando Baialuna, diretor de Negócios e Varejo da GfK. 

Em 2020, as oito semanas sazonais representaram 21% das vendas do ano, somando mais de R$ 23 bilhões. Deste total, a semana da Black Friday foi a que mais se destacou, gerando aproximadamente 7% do faturamento no ano, ou seja, 3,4 vezes mais que a média semanal. Portanto, para garantir destaque os varejistas devem pensar na jornada do consumidor, principalmente após a migração para o online, já que as vendas na modalidade figital ? modalidade que representa a fusão das vendas no ambiente físico e digital ? devem ser levadas ainda mais em conta.

"De acordo com a categoria que está sendo procurada, o cliente tem uma preferência para efetivar a compra. Itens como smartphones, TV e linha branca ainda são muito fortes no comércio tradicional, já que o consumidor tem a necessidade de vivenciar a experiência com o produto", explica Baialuna.

Os dados do estudo da GfK também mostram que a Black Friday deve durar mais tempo, com ações promocionais durante todo o mês de novembro. Essa estratégia de pulverizar os descontos acontece há alguns anos e isso traz confiança para o cliente, que terá as melhores ofertas por um período maior.

Créditos da imagem: iStock

Deixe seu comentário